A National Football League (NFL) não terá um Super Bowl inédito nesta temporada. A final entre New England Patriots e Seattle Seahawks, neste domingo (8), em Santa Clara, na Califórnia, será a reedição da decisão realizada em 2015. Naquela oportunidade, os Patriots conquistaram o título num jogo emocionante decidido no último lance.
A partida foi disputada no University of Phoneix Stadium, em Glendale, Arizona. Tom Brady foi eleito o MVP do jogo. A vitória foi anotada pelo placar de 28 a 24. A partida ficou com a 8ª posição no ranking das 100 melhores partidas da história da NFL.
Os Patriots tinham como grande destaque o quarterback Tom Brady. O camisa 12 liderava a equipe, treinada pelo também histórico Bill Belichick. O título seria o quarto dos seis já conquistados pela equipe.
Aquela temporada, no entanto, começou com uma derrota para o Miami Dolphins. O time chegou a ficar com uma campanha de 2-2 e a qualidade do time foi questionada.
A resposta veio em campo. Os Patriots terminaram com uma campanha de 12-4 e foram aos playoffs com a melhor campanha da Conferência Americana. O time superou o Baltimore Ravens e o Indianapolis Colts para chegar até a decisão.
Os Seahawks eram os atuais campeões da NFL. O time vinha de uma vitória dominante na decisão anterior diante do Denver Broncos de Peyton Manning. A decisão colocaria a equipe contra o outro lançador histórico da NFL, Tom Brady.
Seattle tinha como credencial ter mantido as principais estrelas como Russell Wilson, Marshawn Lynch e a defesa que ficou conhecida como “Legion Of Boom” pela forma enérgica de atuar. Apesar disso, o começo da temporada também foi errático. O time bateu a campanha de 50% (3 vitórias e 3 derrotas), mas assim como os Patriots, responderam em campo.
Com a base da equipe campeã mantida, o time registrou a melhor campanha da Conferência Nacional com 12 vitórias e quatro derrotas. A final de conferência, contra o Green Bay Packers, foi um jogo emocionante com vitória apenas na prorrogação: 28 a 22.
O jogo do título
O primeiro tempo foi bastante equilibrado com as equipes terminando empatadas em 14 pontos. O terceiro quarto foi de vantagem de Seattle que chegou a ter vantagem de 10 pontos e foi ao último quarto com 20 a 14 no placar.
Tom Brady liderou a virada, e os Patriots anotaram 14 pontos consecutivos sem resposta. Seattle precisava de um touchdown para virar a partida e teve a bola na linha de uma jarda de ataque no quarto período faltando 22 segundos para o final do jogo.
Mesmo com um dos melhores corredores da temporada e da história da franquia, a opção foi por passar a bola. A jogada resultou numa intercepção e decretou a vitória dos Patriots.