O Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) pode voltar em 2026. Em vídeo publicado na última semana, em seu canal do YouTube, o analista e ex-coach de LoL thiago ‘Djoko’ Maia revelou que fontes internas afirmam que a Liga das Américas pode estar com seus dias contados.
A Itatiaia confirmou a informação de que já existem conversas nos bastidores para o retorno da marca CBLOL. Contudo, ainda não há qualquer tipo de confirmação sobre formatos. O retorno do Campeonato Brasileiro e fim da LTA, também acarretaria um possível retorno da LCS (Liga norte-americana) e, talvez, no retorno da LLA (Liga Lationamerica).
O CBLOL teve sua última edição em 2024, com a final no Mineirinho, em Belo Horizonte, entre paiN Gaming e Vivo Keyd Stars. Na ocasião, os Tradicionais venceram por 3 a 1 e conquistaram seu quarto título nacional.
“Para mim a história já está totalmente escrita aqui desse retorno do CBLOL em 2026. Já estou cravando aqui especulativamente. Eu estou dando aqui uns 95% de certeza baseado nessas ‘fofoquinhas’ que eu ouvi”, disse Djoko em seu vídeo. O profissional acumula passagens expressivas por INTZ, Flamengo, paiN Gaming e Vivo Keyd Stars.
O nascimento da LTA
A partir de 2025, então, a Riot fundou a Liga das Américas (LTA), que abrange os antigos CBLOL (Campeonato Brasileiro), a LLA (Liga Latinoamerica) e a LCS (Liga norte-americana). A nova competição foi dividida entre LTA Norte e LTA Sul, com confrontos entre conferências no primeiro e terceiro split.
Com o novo formato, o número de equipes brasileiras na competição diminuiu. De dez times no CBLOL, a LTA passou a ter oito equipes, com apenas seis brasileiras. A audiência em 2025 também teve certo declínio, com fãs considerados mais ‘saudosistas’ diminuindo os hábitos de consumo.
First Stand no Brasil pode ser indicativo
Em 2017, a Farmasi Arena (antiga Jeunesse Arena), no Rio de Janeiro, foi sede do Mid-Season Invitational (MSI). A final da competição entre G2 e SKT T1 agitou o público na arena, que viu os sul-coreanos Huni, Peanut, Faker, Bang e Wolf levantarem a taça, com a presença ilustre de Ronaldo Fenômeno.
Para Djoko, a realização do evento no Brasil pode estar interligada a um possível retorno do CBLOL. "É a segunda vez que a gente vai ter um campeonato de LoL aqui, que vai ser o primeiro do ano, e para mim isso aqui está dando muito na cara que vai ter algo grande aqui no Brasil”, iniciou.
“Para mim está se construindo um grande hype, eu já fiz essa conexão aqui direto, e a chance de, do nada, a LTA virar CBLOL de novo, e já emendar essa volta de CBLOL e primeiro campeonato internacional de novo aqui no Brasil, né, depois de um tempo, é muito grande”, concluiu.