A Riot Games apresentou, nesta segunda-feira (1º), uma mudança estrutural no Jogo Dinâmico, modo pensado para oferecer partidas curtas sem perder a essência de League of Legends. As novidades foram detalhadas por Bryan “Riot Axes” Salvatore, diretor de design do jogo, e atingem três pilares principais: ritmo, fase de rotas e selva.
O objetivo é claro: transformar o Jogo Dinâmico em uma opção realmente ágil, dinâmica e acessível para quem quer jogar LoL de forma rápida — seja para testar campeões, aprender mecânicas ou disputar partidas menos longas que as das filas tradicionais.
Partidas mais curtas e menos dependência de objetivos
A Riot identificou que o Jogo Dinâmico ainda era mais lento do que o desejado, mesmo durando cerca de oito minutos a menos que o SR tradicional. A combinação de fase de roitas prolongada, mortes com retorno demorado e excesso de objetivos deixava o modo mais denso do que deveria ser.
Para mudar isso, várias estruturas do mapa e do cronograma de objetivos foram revisadas. Foram removidos:
- Atakhan e Proezas de Força
- Arauto do Vale e Vastilarvas
Mudanças nos dragões
- Máximo de duas aparições por partida
- É necessário eliminar os dois para garantir a Alma
- Transformação do mapa acontece após o primeiro dragão abatido
- Se nenhum dragão morrer até 15:00, não haverá transformação
Cronograma revisado
- Barão: nasce aos 12 minutos
- Dragão Ancião: surge aos 15 minutos e reaparece a cada 6 minutos
- Se houver um dragão no covil, ele desaparece para dar lugar ao Ancião
Outras mudanças importantes
- Buff do Barão passa a persistir após a morte
- Modo Morte Súbita chega mais cedo, aos 25 minutos
Essas alterações cortam boa parte da densidade estratégica do modo, permitindo que os jogadores passem mais tempo lutando, avançando rotas e derrubando torres — e menos tempo girando o mapa atrás de objetivos.
Laning mais direto e agressivo
A experiência de rota também foi reformulada. A Riot quer que cada eliminação gere impacto imediato no jogo, reduzindo o tempo de espera após a morte e acelerando o retorno à ação.
Minion Frenzy: nova mecânica de pressão
Ao eliminar um inimigo na rota:
- Seus minions próximos entram em Frenesi, ganhando velocidade de movimento, velocidade de ataque e dano extra contra tropas e torres
- O ouro das tropas é dividido entre os aliados próximos
- Ao conseguir uma eliminação na selva, o buff é aplicado à próxima onda de minions que o jogador encontrar.
Crystalline Overgrowth (Crescimento Cristalino)
Novo sistema que fortalece torres que não são atingidas por algum tempo. Quando a estrutura sofre dano, cristais explodem causando impacto extra — uma espécie de “Demolir” universal.
Começo de jogo mais acelerado
- Jogadores começam no nível 3, com 1.400 de ouro
- Itens iniciais Doran são substituídos por versões Guardião
- Minions surgem aos 0:30s
- A partir da terceira onda, todas têm catapultas
- Retorno mais rápido
- Tempo de morte reduzido
- Guarda territorial (buff de velocidade ao sair da base) mais fortes e com alcance ampliado, mais velozes que os do SR tradicional
O objetivo é claro: eliminar alguém deve abrir uma janela real para avanço — sem longos trajetos de caminhada ou espera.
Selva mais acessível e menos estressante
A função mais rejeitada do Jogo Dinâmico, a selva, também recebeu atenção especial. O modo agora busca ser mais acolhedor para iniciantes e escolhas off-meta.
Mudanças na selva
- Início no nível 3, o que acelera o primeiro clear
- Primeiros monstros também aparecem no nível 3
- Respawn dos campos reduzido em 15 segundos
Jungle pet evolui com:
- 15 “guloseimas” para o primeiro upgrade
- 25 para o segundo
Com menos objetivos no mapa e mais tempo para farmar, a Riot espera reduzir a pressão que existia no papel do caçador.
Jogo Dinâmico repaginado chega para testes
Todas as mudanças serão disponibilizadas no PBE e podem sofrer ajustes. Entretanto, o objetivo é o mesmo: um Jogo Dinâmico mais rápido, menos burocrático e muito mais divertido para jogadores de todos os níveis.
A Riot também reforça que continuará monitorando feedback, especialmente em relação ao desempenho de campeões fora da meta da selva e ao novo ritmo de objetivos.