LoL: Riot anuncia ‘revolução’ na gameplay do jogo para 2026; entenda mudanças

Novidades para a Temporada 2026 foram divulgadas pela Riot Games nesta segunda-feira (1º)

LoL receberá série de mudanças para 2026

A Riot Games apresentou, nesta segunda-feira (1º), o maior ‘pacote’ de mudanças de gameplay dos últimos anos em League of Legends. A partir da Temporada 1 de 2026, o jogo receberá ajustes estruturais em objetivos, visão, torres, minions, itens e até na forma como cada rota influencia o resultado da partida.

O objetivo é claro: diversificar estratégias, reduzir a “fadiga de objetivos” e equilibrar o impacto entre as funções.

As alterações também miram acelerar o início das partidas, valorizar o splitpush e tornar o controle de visão mais intuitivo e acessível, além de introduzir missões de função, um novo sistema que concede recompensas únicas para top, jungle, mid e bot.

Partidas começam mais rápido

A partir de janeiro, jogadores entrarão na ação muito mais cedo:

  • Minions passam a nascer aos 30 segundos (antes eram 65s)
  • Acampamentos da selva também surgem 35s mais cedo
  • Invasões continuam possíveis, mas exigem decisões imediatas

A mudança antecipa a fase de rotas e corta um período considerado “tempo morto”.

Riot remove Atakhan e promove mudança no Barão

Dois dos elementos mais criticados de 2024 e 2025 deixam oficialmente o jogo. O Atakhan será totalmente removido, incluindo as Pétalas Sangrentas. As Proezas de Força também saem do sistema.

Com isso, o Barão volta a nascer aos 20 minutos, como antes da chegada de Atakhan.

Como compensação, retornam recompensas clássicas:

  • First Blood: +100 de ouro
  • Primeira torre: +300 de ouro

A Riot afirma que quer menos pressão constante em objetivos e mais espaço para decisões individuais e táticas alternativas.

Monstros épicos

Para tornar disputas mais contestáveis — inclusive para equipes atrás no placar — a Riot vai:

  • Aumentar a vida dos épicos em cerca de 15%
  • Reduzir o dano causado por eles
  • Aumentar a resistência adicional
  • Ajustar ouro e XP para ficarem mais alinhados ao risco de ‘roubo’

Dragões e Barão também concederão mais experiência de recompensa, aumentando o potencial de viradas após roubos ou abates.

A atualização inclui ainda uma “limpa” interna na forma como monstros épicos escalam: agora todos evoluem com o nível médio dos campeões, e não mais com o tempo de jogo.

Sistema de visão

Um dos pontos centrais da atualização é reduzir a dependência do suporte como “única função responsável pelo mapa”.

Entre as novidades, estão as Faelights, novos pontos fixos no mapa que, ao receberem uma ward, ampliam o campo de visão por um curto período. Eles surgem em locais pré-determinados, alguns aparecem no início da partida, e outros após a transformação do mapa elemental.

Outras mudanças

  • Recarga de sentinelas amarelas será mais rápida
  • Mais Florividentes foram adicionadas, ajudando equipes atrás a sair da base
  • Laterais do mapa ficam mais fáceis de controlar para quem está splitando

Splitpush e siege voltam ao meta

A Riot quer que o splitpushing seja tão válido quanto as teamfights. Para isso, apresenta o Crystalline Overgrowth (Crescimento Cristalino), novo sistema que fortalece torres ao longo do tempo e gera explosões de dano quando elas são atingidas — uma espécie de “Demolir universal”.

Mudanças adicionais nas torres

  • Demolir (runa) será simplificada: concede dano bônus após três ataques consecutivos
  • Barricadas passam a ser permanentes e agora também existem em torres internas e em torres de inibidor
  • Ouro das torres passa a ser distribuído por barricada, e não só pela queda completa

Guarda Territorial também está mais forte, e agora dura até a torre exterior da rota. Após o fim da lane phase, acompanha a onda mais avançada, mas perde o efeito ao entrar no rio ou na selva

Regra simplificada de dano às torres

  • Todas as torres tomam 20% a mais de dano de campeões melee
  • Vida ajustada para compensar
  • Torres internas deixam de ganhar resistências após 15 minutos

Minions mais frequentes e mais pressão no mapa

Para estimular avanços no mid game:

  • Minions surgem a cada 25s (antes, 30s)
  • Ondas com minions canhão têm 1 melee a menos

No late game:

  • Minions surgem a cada 20s
  • Ondas com canhão têm 1 mago a menos
  • Super minions aparecem em toda wave após a queda do inibidor

Torres do Nexus continuam renascendo, mas agora com 40% da vida. Segundo a Riot, está é uma resistência o suficiente para evitar backdoors, mas sem punir quem tentou derrubá-las

Itens: novas opções e retorno de clássicos

A Riot introduzirá 9 itens novos voltados para subclasses que hoje carecem de suporte dentro do sistema atual. Entre eles, o retorno da Pistolar Laminar Hextech e Chuva de Canivete, agora adaptados ao LoL moderno.

Missões de Função: nova mecânica para top, jungle, mid e bot

A maior inovação de 2026 é a chegada das missões para roles, um sistema de progressão que concede poder único para cada rota principal.

Como funciona:

  • Missões são determinadas pela função escolhida no lobby
  • Caso haja troca de rota, é necessário realizar swap oficial na seleção de campeões
  • Jogadores evoluem a missão ao matar tropas, abater campeões, destruir barricadas, derrubar torres e ajudar em objetivos épicos

O progresso é mais rápido quando as ações são feitas na rota atribuída, e o tempo estimado de conclusão é próximo ao atual das evoluções de itens de suporte.

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Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports

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