A Riot Games apresentou, nesta segunda-feira (1º), o maior ‘pacote’ de mudanças de gameplay dos últimos anos em League of Legends. A partir da Temporada 1 de 2026, o jogo receberá ajustes estruturais em objetivos, visão, torres, minions, itens e até na forma como cada rota influencia o resultado da partida.
O objetivo é claro: diversificar estratégias, reduzir a “fadiga de objetivos” e equilibrar o impacto entre as funções.
As alterações também miram acelerar o início das partidas, valorizar o splitpush e tornar o controle de visão mais intuitivo e acessível, além de introduzir missões de função, um novo sistema que concede recompensas únicas para top, jungle, mid e bot.
Partidas começam mais rápido
A partir de janeiro, jogadores entrarão na ação muito mais cedo:
- Minions passam a nascer aos 30 segundos (antes eram 65s)
- Acampamentos da selva também surgem 35s mais cedo
- Invasões continuam possíveis, mas exigem decisões imediatas
A mudança antecipa a fase de rotas e corta um período considerado “tempo morto”.
Riot remove Atakhan e promove mudança no Barão
Dois dos elementos mais criticados de 2024 e 2025 deixam oficialmente o jogo. O Atakhan será totalmente removido, incluindo as Pétalas Sangrentas. As Proezas de Força também saem do sistema.
Com isso, o Barão volta a nascer aos 20 minutos, como antes da chegada de Atakhan.
Como compensação, retornam recompensas clássicas:
- First Blood: +100 de ouro
- Primeira torre: +300 de ouro
A Riot afirma que quer menos pressão constante em objetivos e mais espaço para decisões individuais e táticas alternativas.
Monstros épicos
Para tornar disputas mais contestáveis — inclusive para equipes atrás no placar — a Riot vai:
- Aumentar a vida dos épicos em cerca de 15%
- Reduzir o dano causado por eles
- Aumentar a resistência adicional
- Ajustar ouro e XP para ficarem mais alinhados ao risco de ‘roubo’
Dragões e Barão também concederão mais experiência de recompensa, aumentando o potencial de viradas após roubos ou abates.
A atualização inclui ainda uma “limpa” interna na forma como monstros épicos escalam: agora todos evoluem com o nível médio dos campeões, e não mais com o tempo de jogo.
Sistema de visão
Um dos pontos centrais da atualização é reduzir a dependência do suporte como “única função responsável pelo mapa”.
Entre as novidades, estão as Faelights, novos pontos fixos no mapa que, ao receberem uma ward, ampliam o campo de visão por um curto período. Eles surgem em locais pré-determinados, alguns aparecem no início da partida, e outros após a transformação do mapa elemental.
Outras mudanças
- Recarga de sentinelas amarelas será mais rápida
- Mais Florividentes foram adicionadas, ajudando equipes atrás a sair da base
- Laterais do mapa ficam mais fáceis de controlar para quem está splitando
Splitpush e siege voltam ao meta
A Riot quer que o splitpushing seja tão válido quanto as teamfights. Para isso, apresenta o Crystalline Overgrowth (Crescimento Cristalino), novo sistema que fortalece torres ao longo do tempo e gera explosões de dano quando elas são atingidas — uma espécie de “Demolir universal”.
Mudanças adicionais nas torres
- Demolir (runa) será simplificada: concede dano bônus após três ataques consecutivos
- Barricadas passam a ser permanentes e agora também existem em torres internas e em torres de inibidor
- Ouro das torres passa a ser distribuído por barricada, e não só pela queda completa
Guarda Territorial também está mais forte, e agora dura até a torre exterior da rota. Após o fim da lane phase, acompanha a onda mais avançada, mas perde o efeito ao entrar no rio ou na selva
Regra simplificada de dano às torres
- Todas as torres tomam 20% a mais de dano de campeões melee
- Vida ajustada para compensar
- Torres internas deixam de ganhar resistências após 15 minutos
Minions mais frequentes e mais pressão no mapa
Para estimular avanços no mid game:
- Minions surgem a cada 25s (antes, 30s)
- Ondas com minions canhão têm 1 melee a menos
No late game:
- Minions surgem a cada 20s
- Ondas com canhão têm 1 mago a menos
- Super minions aparecem em toda wave após a queda do inibidor
Torres do Nexus continuam renascendo, mas agora com 40% da vida. Segundo a Riot, está é uma resistência o suficiente para evitar backdoors, mas sem punir quem tentou derrubá-las
Itens: novas opções e retorno de clássicos
A Riot introduzirá 9 itens novos voltados para subclasses que hoje carecem de suporte dentro do sistema atual. Entre eles, o retorno da Pistolar Laminar Hextech e Chuva de Canivete, agora adaptados ao LoL moderno.
Missões de Função: nova mecânica para top, jungle, mid e bot
A maior inovação de 2026 é a chegada das missões para roles, um sistema de progressão que concede poder único para cada rota principal.
Como funciona:
- Missões são determinadas pela função escolhida no lobby
- Caso haja troca de rota, é necessário realizar swap oficial na seleção de campeões
- Jogadores evoluem a missão ao matar tropas, abater campeões, destruir barricadas, derrubar torres e ajudar em objetivos épicos
O progresso é mais rápido quando as ações são feitas na rota atribuída, e o tempo estimado de conclusão é próximo ao atual das evoluções de itens de suporte.