A Riot Games revelou nesta segunda-feira (1º) uma das maiores mudanças estruturais de League of Legends para 2026: as Role Quests, ou Missões de Função, um novo sistema que dará recompensas exclusivas para cada rota e redefinirá a maneira como jogadores escalam ao longo da partida. As novidades chegam em janeiro e afetam diretamente top, mid, bot, jungle e suporte.
As missões funcionam de forma semelhante à evolução de pets da selva ou às melhorias de itens de suporte. A progressão acontece conforme o jogador realiza ações já comuns no jogo — matar tropas, campeões, barricadas, torres ou objetivos épicos — e progride ainda mais rápido quando isso ocorre na rota designada no início da partida.
Segundo a Riot, o objetivo é aumentar a satisfação e a influência individual de cada função, além de corrigir discrepâncias de impacto entre as posições. As rotas Top e Bot, consideradas as mais fracas no meta atual, receberão as recompensas mais fortes.
Top: XP extra e Teleporte adicional
A prioridade da Riot para o topo é devolver relevância à posição. Ao concluir sua missão, o toplaner ganhará:
- Um Teleporte adicional com tempo de recarga maior.
- Se já tiver Teleporte, ele será fortalecido com um escudo de vida máxima ao usar o feitiço.
- Bônus imediato de experiência, mais XP ao longo do jogo e aumento no limite máximo de níveis.
A Riot destaca que o topo será a função com maior ganho de influência direta com as novas missões, compensando o impacto historicamente mais baixo da lane.
Mid: bota de nível 3 e recall acelerado
A missão do meio foi projetada para abranger a enorme variedade de campeões da rota. Ao completar a quest, o midlaner receberá:
- Upgrade gratuito para uma bota de nível 3 (as antigas usadas via Proezas de Força).
- Recall turbinado de 4 segundos, com tempo de recarga próprio.
As botas terão pequenos ajustes, mas mantêm o funcionamento familiar para jogadores experientes.
ADC: mais ouro e novo slot para item
O atirador vai abraçar de vez o papel de carregador de dano. As recompensas são voltadas para escalar mais rápido:
- Grande quantia de ouro imediata ao concluir a missão.
- Mais ouro de tropas, abates e assistências até o fim da partida.
- Um sétimo slot exclusivo para botas, liberando espaço para um item extra.
Esse novo slot permite builds tardias com sete itens completos ou encaixes intermediários que fortalecem o mid game. Além disso, a Riot confirmou que o dano crítico base volta a ser 200% — mudança que reforça ainda mais os atiradores.
Jungle: ajustes no clear
Jungle segue com o sistema de pets e o Smite , mas terá ajustes para reduzir sua dominância, especialmente no início do jogo. Ao completar a missão, o caçador ganhará:
- Mais ouro e XP de monstros grandes.
- Velocidade de movimento adicional dentro da selva.
Fora da quest, Smite terá mais dano, dificultando roubos de objetivos por não-junglers. Além disso, os monstros épicos terão mais resistência.
Suporte: melhorias de qualidade de vida e mais ouro passivo
O suporte já possui uma das missões mais bem estabelecidas do jogo, por isso a Riot focou em utilidade:
- Novo espaço exclusivo para sentinelas de controle.
- Descontos nas pink wards.
- Mais geração de ouro passivo, permitindo comprar itens além do obrigatório “item de utilidade”.
Lane swap: detecção removida
Com a progressão das missões impulsionada pela atuação na rota designada, a Riot removeu o sistema de detecção de lane swap criado para bloquear estratégias profissionais.