LoL: entenda como funcionam as novas missões para cada uma das lanes

Riot apresentou o maior pacote de mudanças de progressão individual da história do jogo, com recompensas únicas para cada rota e impacto direto no ritmo das partidas.

LoL terá mudanças impactantes para cada uma das lanes em 2026

A Riot Games revelou nesta segunda-feira (1º) uma das maiores mudanças estruturais de League of Legends para 2026: as Role Quests, ou Missões de Função, um novo sistema que dará recompensas exclusivas para cada rota e redefinirá a maneira como jogadores escalam ao longo da partida. As novidades chegam em janeiro e afetam diretamente top, mid, bot, jungle e suporte.

As missões funcionam de forma semelhante à evolução de pets da selva ou às melhorias de itens de suporte. A progressão acontece conforme o jogador realiza ações já comuns no jogo — matar tropas, campeões, barricadas, torres ou objetivos épicos — e progride ainda mais rápido quando isso ocorre na rota designada no início da partida.

Segundo a Riot, o objetivo é aumentar a satisfação e a influência individual de cada função, além de corrigir discrepâncias de impacto entre as posições. As rotas Top e Bot, consideradas as mais fracas no meta atual, receberão as recompensas mais fortes.

Top: XP extra e Teleporte adicional

A prioridade da Riot para o topo é devolver relevância à posição. Ao concluir sua missão, o toplaner ganhará:

  • Um Teleporte adicional com tempo de recarga maior.
  • Se já tiver Teleporte, ele será fortalecido com um escudo de vida máxima ao usar o feitiço.
  • Bônus imediato de experiência, mais XP ao longo do jogo e aumento no limite máximo de níveis.

A Riot destaca que o topo será a função com maior ganho de influência direta com as novas missões, compensando o impacto historicamente mais baixo da lane.

Mid: bota de nível 3 e recall acelerado

A missão do meio foi projetada para abranger a enorme variedade de campeões da rota. Ao completar a quest, o midlaner receberá:

  • Upgrade gratuito para uma bota de nível 3 (as antigas usadas via Proezas de Força).
  • Recall turbinado de 4 segundos, com tempo de recarga próprio.

As botas terão pequenos ajustes, mas mantêm o funcionamento familiar para jogadores experientes.

ADC: mais ouro e novo slot para item

O atirador vai abraçar de vez o papel de carregador de dano. As recompensas são voltadas para escalar mais rápido:

  • Grande quantia de ouro imediata ao concluir a missão.
  • Mais ouro de tropas, abates e assistências até o fim da partida.
  • Um sétimo slot exclusivo para botas, liberando espaço para um item extra.

Esse novo slot permite builds tardias com sete itens completos ou encaixes intermediários que fortalecem o mid game. Além disso, a Riot confirmou que o dano crítico base volta a ser 200% — mudança que reforça ainda mais os atiradores.

Jungle: ajustes no clear

Jungle segue com o sistema de pets e o Smite , mas terá ajustes para reduzir sua dominância, especialmente no início do jogo. Ao completar a missão, o caçador ganhará:

  • Mais ouro e XP de monstros grandes.
  • Velocidade de movimento adicional dentro da selva.

Fora da quest, Smite terá mais dano, dificultando roubos de objetivos por não-junglers. Além disso, os monstros épicos terão mais resistência.

Suporte: melhorias de qualidade de vida e mais ouro passivo

O suporte já possui uma das missões mais bem estabelecidas do jogo, por isso a Riot focou em utilidade:

  • Novo espaço exclusivo para sentinelas de controle.
  • Descontos nas pink wards.
  • Mais geração de ouro passivo, permitindo comprar itens além do obrigatório “item de utilidade”.

Lane swap: detecção removida

Com a progressão das missões impulsionada pela atuação na rota designada, a Riot removeu o sistema de detecção de lane swap criado para bloquear estratégias profissionais.

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Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports

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