Do que o Santos precisa para escapar do rebaixamento no Brasileiro? Veja cenários

Peixe vem de uma importante vitória contra o Sport, na Vila Belmiro, e depende apenas de si para não ser rebaixado

Juan Pablo Vojvoda, treinador do Santos

O Santos, que venceu o Sport por 3 a 0 pela 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, depende apenas de si para evitar o rebaixamento à Segunda Divisão.

Segundo a atualização mais recente do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a chance de queda do Peixe é de 51,4%.

A equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda ocupa a 16ª posição, com 41 pontos — mesma pontuação do Internacional, que abre o Z4. O Fortaleza aparece em 18º, com 40, enquanto Juventude (34) e Sport (17) já estão rebaixados.

Além dos citados, clubes como Vitória (15º- 42 pontos) e Ceará (14º - 43) ainda possuem chances matemáticas de rebaixamento. Clique aqui para ver a tabela atualizada.

Do que o Santos precisa para escapar do rebaixamento?

A Itatiaia listou os possíveis cenários para o Santos se salvar ou cair para a Série B. Confira:

Se ganhar 6 pontos

O cenário ideal para o Santos eliminar qualquer risco é vencer os dois jogos restantes, alcançando 47 pontos. O time visita o Juventude nesta quarta-feira (3) e, depois, recebe o Cruzeiro no domingo (7).

A tabela é considerada favorável: além de o Papo já estar rebaixado, a Raposa deve escalar uma equipe alternativa por priorizar a semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians.

Se ganhar 4 pontos

Mesmo somando quatro pontos, não há garantia de permanência. O Santos teria de torcer para que Fortaleza, Vitória e Internacional não pontuem muito nas rodadas finais — e ainda manter vantagem no saldo de gols. Também dependeria de tropeços de Ceará e Atlético.

RB Bragantino e Vasco têm a mesma pontuação do Galo, mas não poderiam mais ser ultrapassados nesse cenário por conta do número de vitórias.

Se ganhar 3 pontos

Com apenas uma vitória nas rodadas finais, chegando a 44 pontos, o Santos passaria a depender de outros resultados: Ceará ou Vitória não poderiam mais vencer.

O Inter até poderia ganhar uma, desde que o Santos mantivesse vantagem no saldo de gols. O mesmo vale para o Fortaleza caso some quatro pontos (uma vitória e um empate). Duas vitórias do Leão da Pici rebaixariam o Peixe nesse cenário.

Se ganhar 1 ponto

Com um empate e uma derrota, o Santos chegaria a 42 pontos, precisando torcer para que Vitória, Inter e Fortaleza não vençam mais.

Se o Inter também somar só um ponto — e o Fortaleza fizer dois —, os três terminariam empatados. Nesse caso, o Santos dependeria do saldo de gols, já que o número de vitórias é igual entre eles.

Leia também

Se não ganhar nada

Com duas derrotas, o Santos permaneceria apenas se o Internacional também não pontuar. O Fortaleza poderia, no máximo, empatar uma e perder a outra. Nessa combinação, os três times empatariam em pontos, e o Peixe levaria vantagem no saldo de gols.

Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.

Ouvindo...