O
O Alvinegro Praiano construiu sua vantagem com tranquilidade. Neymar e Lucas Kal (contra) marcaram na primeira etapa, enquanto João Schmidt fechou o placar no segundo tempo.
Com a vitória, o Santos pulou para a 15ª posição, com 41 pontos, um a mais em relação ao Vitória, time que abre o Z4. O Rubro-Negro Baiano ainda joga na rodada, contra o Mirassol, em Salvador. O Internacional, que foi goleado pelo Vasco, se encontra em 16º, com os mesmos 41 pontos que o Peixe, mas atrás pelo critério do saldo de gols.
O Sport, já rebaixado para a segunda divisão, é o lanterna do torneio, com 17 unidades. Com os resultados desta sexta-feira (28), o Juventude, penúltimo colocado, também foi rebaixado.
O Santos volta a entrar em campo na próxima quarta-feira (3), contra o Juventude, às 19h30 (de Brasília), no Alfredo Jaconi. Já o Sport visita o Bahia no mesmo dia, às 20h, na Arena Fonte Nova.
Pressão santista
O Santos, desde o começo da partida, empurrou o Sport para o campo de defesa, empurrado pelo seu torcedor. Aos 12 minutos, em contra-ataque, Guilherme passou para Tiquinho Soares, e chutou por cima.
Aos 16, Neymar recebeu passe de Souza e, de esquerda, chutou com perigo contra a meta de Gabriel. Em seguida, Souza chutou da entrada da área, no canto, para defesa do goleiro adversário.
Neymar vai às redes!
Aos 25 minutos, Guilherme puxou contragolpe pela direita e serviu Neymar, que venceu a marcação e deslocou Gabriel, levando a Vila Belmiro ao delírio. Aos 34, o camisa 10 quase foi às redes novamente, em chute de fora da área, mas o arqueiro fez boa defesa.
Defesa do Sport “bate cabeça”
O Santos chegou ao segundo gol aos 36 minutos, com Lucas Kal, contra. Após cobrança de escanteio, Willian Arão cabeceou na trave e, no rebote, Thyere chutou a bola em cima do próprio companheiro. A bola morreu no fundo do gol.
Aos 42, o Sport teve sua primeira chegada. Pela direita, Lucas Lima tocou para Lucas Kal, que infiltrou e chutou com perigo, assustando Gabriel Brazão.
Virou goleada
Aos 22 minutos da segunda etapa, o Santos marcou seu terceiro gol da partida, com João Schmidt. Em nova cobrança de escanteio, Neymar achou o volante, que subiu mais alto que a marcação adversária e foi certeiro no cabeceio.
Quatro minutos depois, quase o Peixe anotou seu quarto gol. O árbitro Felipe Fernandes de Lima assinalou penalidade máxima de Matheus Alexandre em Barreal, mas, após revisão no VAR, entendeu que Zé Rafael estava impedido na origem da jogada, invalidando a sequência.
Nos minutos finais, o Santos chegou em cima, mas sem o mesmo ímpeto, dosando o ritmo. O Sport, em nenhum momento, mostrou condições de vazar a meta de Gabriel Brazão.
Santos 3 x 0 Sport
Santos
Gabriel Brazão, Igor Vinicius, Adonis Frias, Zé Ivaldo e Souza; Willian Arão (Zé Rafael), João Schmidt e Neymar (Gabriel Bontempo); Barreal (Robinho Jr.), Guilherme (Rollheiser) e Tiquinho Soares (Lautaro Díaz) - Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Sport
Gabriel; Matheus Alexandre (Aderlan), Rafael Thyere, Ramon e Luan Cândido; Christian Rivera, Lucas Kal (Adriel) e Lucas Lima; Matheusinho (Igor Cariús), Léo Pereira e Pablo (Hyoran) - Técnico: Cesar Lucena.
- Motivo: 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
- Data e hora: 28 de novembro (sexta-feira) de 2025, às 21h30 (de Brasília)
- Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
- Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Thiaggo Americano Labes (SC)
- Arbitro de vídeo: Braulio da Silva Machado (SC)
- Público total: 14.156
- Renda: R$ 774.742,50
Gols
- Santos: Neymar (25min/1ºT), Lucas Kal (36min/1ºT), João Schmidt (22min/2ºT)
- Sport: nenhum
Cartões amarelos
- Santos: nenhum
- Sport: Adriel e Aderlan
Cartões vermelhos
- Santos: nenhum
- Sport: nenhum