Justinas ‘jL’ Lekavicius anunciou nesta terça-feira (8) sua saída temporária do elenco principal de Counter-Strike 2 da Natus Vincere (NAVI). O jogador lituano foi transferido para a reserva da equipe para uma pausa na carreira competitiva. Em seu lugar, o kosovar Drin ‘makazze’ Shaqiri, vindo da NAVI Junior, foi promovido para o time principal.
Em nota oficial, a organização ucraniana informou que a decisão foi motivada por um pedido do próprio jL, que deseja priorizar sua saúde e bem-estar. “Justinas compartilhou o desejo de se afastar neste momento e focar no equilíbrio pessoal”, escreveu a NAVI.
“Agradecemos por tudo o que conquistamos juntos e desejamos que ele tenha o tempo necessário para descansar e se reencontrar”, completou. A NAVI foi eliminada nas quartas de final do BLAST.tv Austin Major 2025 para a Team Vitality, campeã da competição.
Update on the NAVI CS2 roster. pic.twitter.com/26QwtAnidt
— NAVI (@natusvincere) July 8, 2025
Vídeo explicativo no YouTube
Nas redes sociais e em um vídeo publicado no YouTube, jL explicou em detalhes os motivos por trás da decisão. Aos 25 anos, afirmou não se sentir mais satisfeito competindo em alto nível. “O único motivo para competir no Tier 1 é ser o melhor. E ser o melhor exige muitos sacrifícios — algo que eu não consigo mais oferecer”, declarou.
Durante a gravação, feita na Grécia, onde passa a lua de mel, jL revelou que deseja focar em sua saúde mental e física, buscando atividades como musculação, kickboxing e até automobilismo. O jogador também mencionou o desejo de ser mais presente na vida familiar após se casar.
“Quero ser forte fisicamente, mentalmente, e agora não sou. Quero tentar outras coisas, aproveitar a vida de formas diferentes. Quero viver outras experiências. Quero ver até onde posso ir como marido, talvez como pai. Cuidar da minha saúde física e mental”, afirmou.
O jogador ainda comentou que pretende continuar envolvido com a comunidade de CS2 por meio da criação de conteúdo e transmissões. Ele também citou o desejo de ajudar mais em casa, aliviando a ‘carga’ da esposa.
Sem problemas internos
O lituano também destacou que sua escolha não teve relação com problemas internos na NAVI. “Não há mágoas. Amo todos os meus companheiros de equipe, comissão técnica, analistas. Foi uma jornada incrível”, disse.
jL não definiu prazo fixo para seu retorno, mas sinalizou que pode ficar afastado por até seis meses. “Talvez eu volte melhor, mais preparado. Não é o fim, é só uma pausa”, finalizou.
NAVI e jL
jL assinou com a NAVI em 2023, durante a reformulação do elenco que adotou a comunicação em inglês. Ao lado de Aleksi ‘Aleksib’ Virolainen e Mihai ‘iM’ Ivan, ele ajudou a equipe a conquistar quatro títulos em 2024, incluindo o PGL Major Copenhagen, onde também foi eleito o MVP.
O desempenho o colocou entre os melhores do mundo, sendo nomeado o quinto melhor jogador do ano.
Agora, a NAVI passa a contar com a seguinte formação no CS2:
- Aleksi ‘Aleksib’ Virolainen (Finlândia)
- Mihai ‘iM’ Ivan (Romênia)
- Valeriy ‘b1t’ Vakhovskiy (Ucrânia)
- Ihor ‘w0nderful’ Zhdanov (Ucrânia)
- Drin ‘makazze’ Shaqiri (Kosovo)
- Andrey ‘B1ad3’ Gorodenskiy (Treinador - Ucrânia)
- Justinas ‘jL’ Lekavicius (Reserva - Lituânia)