Com surpresas, veja ranking dos campeonatos de eSports mais assistidos em 2025

Ligas regionais mostraram força e superaram torneios mundiais no ranking divulgado pelo Esports Charts

Gen.G (LoL) e Vitality (CS2) foram dois dos times mais vitoriosas do ano

O cenário de eSports em 2025 reforçou uma tendência que já vinha se desenhando nos últimos anos: a força das ligas regionais na audiência global. Embora campeonatos mundiais sigam concentrando atenção e prestígio, dados de visualização do Esports Charts mostram que formatos mais longos e competições locais consolidadas foram sucesso de audiência.

O levantamento dos eventos de eSports mais assistidos de 2025 aponta que o volume total de horas assistidas e os picos de audiência não estiveram restritos aos torneios globais. Pelo contrário, ligas nacionais e regionais, especialmente na Ásia, dominaram os principais indicadores de audiência.

LCK 2025 lidera e supera o Mundial de LoL

O evento mais assistido do ano foi a LCK 2025 Season, liga regional de League of Legends da Coreia do Sul. O novo formato, que substituiu os tradicionais splits de inverno, primavera e verão, acumulou 161,7 milhões de horas assistidas, superando inclusive o Worlds 2025, o Mundial de LoL.

A longa duração da competição — disputada entre abril e o fim de setembro — foi um dos fatores determinantes para o recorde. O Mundial de League of Legends ficou na segunda colocação, com 136,4 milhões de horas assistidas, número inferior ao de 2024, quando o torneio alcançou 190 milhões.

A redução está diretamente ligada ao formato mais curto da edição de 2025, com cerca de 20 horas a menos de transmissões.

Mobile Legends consolida força regional

As terceira e quarta posições do ranking ficaram com a MPL Indonesia, principal liga regional de Mobile Legends: Bang Bang. As temporadas 15 e 16 somaram 113,2 milhões e 101,2 milhões de horas assistidas, respectivamente.

O desempenho reforça o protagonismo dos jogos mobile no Sudeste Asiático, onde competições regionais frequentemente superam, em audiência, campeonatos mundiais de outras modalidades.

Ainda no universo do Mobile Legends, a MLBB Mid Season Cup 2025 apareceu na nona colocação, com 50,3 milhões de horas assistidas, quase o dobro do registrado em 2024, quando o torneio havia somado 29,1 milhões.

Majors de CS2 aparecem no top 10, mas sem picos

O Counter-Strike 2 marcou presença no ranking com seus dois Majors de 2025. O BLAST.tv Austin Major 2025 ficou à frente do StarLadder Budapest Major 2025 em horas assistidas, com 76,1 milhões contra 71,3 milhões.

Apesar disso, nenhum dos dois entrou entre os eventos com maior pico de audiência simultânea do ano, evidenciando um consumo mais distribuído ao longo das transmissões.

Dota 2 cresce com The International 2025

O The International 2025, principal campeonato de Dota 2, apresentou crescimento em relação ao ano anterior. O torneio acumulou 63,1 milhões de horas assistidas, acima das 55,1 milhões registradas em 2024, indicando uma recuperação de audiência após quedas recentes.

Pré-temporada da LCK fecha o top 10

Fechando o ranking, a LCK Cup 2025 ocupou a décima colocação, com 48,2 milhões de horas assistidas. O torneio de pré-temporada, organizado pela Riot Games, garantiu ao campeão uma vaga no First Stand 2025, competição internacional introduzida neste ano.

Ranking dos eventos de eSports mais assistidos de 2025

  1. LCK 2025 Season (LoL) – 161.795.458 horas
  2. World Championship 2025 (LoL) – 136.433.724
  3. MPL Indonesia Season 15 (MLBB) – 113.297.083
  4. MPL Indonesia Season 16 (MLBB) – 101.258.660
  5. BLAST.tv Austin Major 2025 (CS2) – 76.107.382
  6. Mid-Season Invitational 2025 (LoL) – 75.301.957
  7. StarLadder Budapest Major 2025 (CS2) – 71.313.787
  8. The International 2025 (Dota 2) – 63.159.604
  9. MLBB Mid Season Cup 2025 (MLBB) – 50.339.328
  10. LCK Cup 2025 (LoL) – 48.203.855

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports

Ouvindo...