Ouvindo...

Gigante dos eSports planeja retorno ao League of Legends, diz jornalista

Organização está fora do cenário competitivo do MOBA desde 2017 e pode comprar vaga de equipe no Tier 1

Palco da LEC, competição europeia de League of Legends

A NAVI, gigante organização ucraniana de eSports, planeja o retorno ao cenário competitivo de League of Legends após oito anos. Segundo o jornalista Alejandro Gomis, do Sheep Esports, a Natus Vincere está em negociações avançadas com a Rogue para adquirir vaga na LEC, competição europeia de Tier 1 do MOBA da Riot Games.

De acordo com informações, a expectativa é que a equipe possa estrear no terceiro split de 2025, embora a oficialização ainda não tenha ocorrido. Se a transação for concluída, a NAVI retornará ao competitivo de League of Legends após oito anos de ausência.

A Rogue vem tentando vender sua vaga na LEC há meses, sem sucesso. A organização buscou um comprador antes do início da temporada de 2025, mas não conseguiu concretizar a venda. A Nigma Galaxy foi uma das interessadas, mas a negociação não chegou a um denominador comum.

Além dela, a Team Falcons também demonstrou interesse, mas de acordo com a reportagem, foi vetada pela Riot Games.

Potência dos eSports no League of Legends

Apesar de sua trajetória consolidada nos esports, a NAVI se destacou historicamente em jogos de tiro, especialmente no Counter-Strike. Fundada em 2009, a organização acumula títulos expressivos, e mais recentemente foi a campeã do torneio de CS 2 na Esports World Cup de 2024 e do Major de Copenhague no mesmo ano.

Em 2024, aliás, a NAVI foi a organização de eSports com mais títulos no mundo no CS 2. O time venceu, além dos títulos já citados, a ESL Pro League Season 20 e o IEM Rio.

Hoje, a NAVI mantém elencos competitivos em diversos jogos, como VALORANT, Mobile Legends: Bang Bang, PUBG Mobile, Apex Legends, Teamfight Tactics e Dota 2. No cenário dos MOBAs, a organização teve grande relevância ao vencer a primeira edição do The International, torneio global de Dota 2, em 2011.

No League of Legends, a NAVI teve uma breve passagem pela LCL, a antiga liga russa, mas descontinuou sua equipe em 2017.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports