Ouvindo...

LoL: após quase 6 anos, brTT quebra silêncio sobre ‘caso 4LaN’

Ex-jogador profissional de League of Legends teve seu nome envolvido em um dos casos mais polêmicos da história do cenário brasileiro

Felipe ‘brTT’ Gonçalves durante entrevista ao Flow Podcast

Seis anos após um dos episódios mais controversos do cenário brasileiro de League of Legends, Felipe ‘brTT’ Gonçalves falou publicamente pela primeira vez sobre o caso de assédio envolvendo Alanderson ‘4LaN’ Meireles. O ex-jogador abordou o assunto durante participação no Flow Podcast, na última sexta-feira (14).

O multicampeão do CBLOL relembrou o impacto do episódio ocorrido em 2019 e sua repercussão dentro e fora da comunidade. O caso aconteceu em outubro de 2019, durante uma festa na casa de brTT, realizada após a Brasil Game Show (BGS).

Durante sua participação no Flow Podcast, brTT demonstrou incômodo ao falar sobre o assunto, principalmente por conta da repercussão que o episódio teve e da forma como seu nome foi envolvido no caso.

“Na hora, eu nem pensei na repercussão que isso ia ter. No dia seguinte, começaram a pedir câmera da minha casa, achando que era um Big Brother”, comentou. O ex-jogador também ressaltou que, se houvesse necessidade de imagens, caberia à justiça solicitá-las, e não ao público.

Após a situação, a comunidade de League of Legends criou um ‘meme’ que perdura até os dias atuais. Em diversas publicações de brTT, internautas pedem para que o ex-paiN Gaming ‘libere as câmeras’, fazendo referência ao pedido de 4LaN ná época do ocorrido.

Sobre a questão das câmeras, Felipe inclusive afirmou que chegou a convidar Alanderson para verificar se realmente havia monitoramento em sua casa. “Falei para o cara (4LaN) vir aqui no dia seguinte. Falei: ‘Cara, quer vir aqui ver se tem câmera e tal?’. Isso para o próprio cidadão”, complementou brTT.

Entenda o caso

O ex-jogador da Team oNe Alanderson ‘4LaN’ Meireles foi acusado de importunação sexual contra a streamer Giovana Tezoni, namorada de Rafael “Rakin” Knittel, também ex-jogador de LoL. O episódio gerou grande repercussão quando Rakin publicou em suas redes sociais que havia presenciado 4LaN assediando uma pessoa próxima a ele.

Pouco depois, Giovana confirmou que foi a vítima, afirmando que 4LaN teria passado a mão e apertado suas nádegas sem consentimento. O ex-jogador nega o acontecido até os dias atuais.

Com a denúncia pública, a Team oNe rapidamente anunciou o afastamento do jogador, que ficou sem equipe e passou a se dedicar à carreira de streamer. O caso, no entanto, não ficou restrito às redes sociais. Giovana formalizou a denúncia e registrou um Boletim de Ocorrência, dando início a um processo judicial.

Em fevereiro de 2022, 4LaN foi condenado em primeira instância por importunação sexual. Apesar da pena de um ano em regime aberto, a justiça converteu a punição para prestação de serviços comunitários, considerando que ele era réu primário e tinha bons antecedentes. A defesa do ex-jogador recorreu da decisão, e o caso ainda não teve um desfecho definitivo.

4LaN foi campeão do CBLOL em 2017 com a Team oNe e um dos destaques da competição naquele ano. Hoje, tem se dedicado às lives na plataforma Kick e ao conteúdo de criptomoedas em suas redes sociais.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports