Presidente da Liga Forte União (LFU), um dos blocos de clubes que negocia direitos comerciais do Campeonato Brasileiro, Marcelo Paz disse que há planos de trabalhar para incluir o
“Jogo com meu filho e, no que depender do nosso esforço lá na LFU, a gente vai trabalhar esse tema. Eu acho que o futebol brasileiro precisa estar nos games com as marcas, com o nome dos jogadores. Eu sei que tem uma questão de legislação, mas eu acho que a gente não pode perder essa oportunidade de que o mundo inteiro possa ver os nossos atletas”, disse Paz ao jornalista Daniel Ferreira, da TV Soure Ceará.
Marcelo Paz concilia as funções na LFU com o cargo de CEO da Sociedade Anônima do Futebol do Fortaleza.
Para o Campeonato Brasileiro estar totalmente licenciado no game, a ‘EA’ precisará negociar diretamente com os clubes e atletas pelos direitos de imagem. Por normas estipuladas pela “Lei Pelé", hoje substituída pela “Lei Geral do Esporte”, os jogadores que atuam no Brasil não aparecem no game desde 2016.
Como hoje os clubes brasileiros se dividem em dois blocos, a Libra e a LFU, a negociação é menos complexa, já que não é preciso bater na porta de cada clube. Já há entendimento entre os dois grupos que alguns ativos comerciais devam ser negociados em conjunto, em um bloco único, como os direitos de transmissão internacionais e também o licenciamento de alguns produtos, como games.
“Hoje o futebol brasileiro tem atletas de renome mundial, como o David Luiz, como o Neymar que voltou pro Santos, o Memphis no Corinthians, o Lucas, o Oscar e tantos outros. Então a gente não pode deixar passar essa oportunidade para que quem joga o videogame possa ali jogar com o seu seu atleta de preferência do clube de preferência totalmente legalizado, como funciona com as outras ligas do mundo”, afirmou Paz.
Os escudos e uniformes dos clubes têm sido figuras frequentes nas últimas edições do ‘joguinho’. Em 2020, a ‘EA Sports’ criou uma DLC para incluir a Copa Libertadores e a Sul-Americana no EA FC. Com isso, os clubes brasileiros que disputaram tais competições internacionais tiveram logos e uniformes oficiais no game.
Por esse motivo, o Atlético, por exemplo, que disputou a Libertadores nos últimos quatro anos, tem aparecido na franquia desde 2021. Os outros clubes além do Galo que estão no ‘EA Sports FC 25’ são: Cruzeiro, Palmeiras, Grêmio, Flamengo, Botafogo, Bragantino, Fluminense, Athletico-PR, Internacional, Fortaleza, São Paulo, Cuiabá e Corinthians.
Divisão dos times por blocos na Série A em 2025
- Libra: Atlético, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Bahia, Vitória, Red Bull Bragantino e Santos.
- LFU: Cruzeiro, Corinthians, Vasco, Fluminense, Botafogo, Inter, Mirassol, Fortaleza, Ceará, Juventude e Sport