Lamento muito pelo Fortaleza, time muito organizado, projeto muito bem feito, projeto muito bonito. É mais ou menos o que se esperar do Fortaleza. Ainda é um time em estrturação de longo prazo.
A gente tem que mudar nosso conceito no futebol brasileiro porque não vai sobrar ninguém. Não vai sobrar ninguém.
O Ronaldo ajudou o Cruzeiro a se salvar e queimaram a bandeira do Ronaldo. A gente sabe o que foi feito no Atlético e a gente sabe o que está acontecendo agora. Estamos vendo o mesmo caso no Fortaleza, estamos vendo o Palmeiras... o que fizeram com o Abel e a Leila.
Não adianta a gente falar que o clube precisa mudar e o torcedor não mudar. Se o torcedor não mudar não vai sobrar ninguém que presta no futebol.
Caso do Fortaleza
Para mim, (o Marcelo Paz) é o executivo mais competente do futebol brasileiro. Eu entrevistei todos. Todos de alto nível. Para mim, ele é o mais competente.
Vou dizer, com todo respeito aos que estão aqui, são pessoas muito sérias e compententes. Mas nem Atlético, nem Cruzeiro tem na estrutura técnica do futebol alguém do patamar do Marcelo Paz, na minha opinião. Para mim é o melhor do futebol brasileiro hoje. Está sendo massacrado, o que é extremamente injusto.
Nós precisamos mudar a cultura do futebol brasileiro, senão não vai sobrar ninguém que preste. É um dever seu, torcedor. Ninguém decente aguenta isso.
Já aconteceu com Atlético, Fortaleza, Palmeiras. Chegou a acontecer com o Landim, no Flamengo, por um determinado tempo. O Bandeira de Mello comeu o pão que o diabo amassou para fazer o que é hoje.
Ou o torcedor muda, ou só vai ter picareta nos clubes daqui um tempo.
Cenários
Pergunta para o torcedor do Fortaleza de 10 anos atrás, se ele topava assinar um contrato que o time dele ia passar cinco anos na ponta, disputar três, quatro Libertadores seguidas, chegando em final de Sul-Americana, mas que um ano ia cair. Pergunta 10 anos atrás se a torcida do Fortaleza achava isso bom.
Pergunta para o torcedor do Atlético de 20 anos atrás se ele ia tá feliz sabendo que o Galo ia ganhar um Brasileiro, uma Copa do Brasil, uma final de Libertadores, uma Supercopa e depois ia passar uma vaca magra se ele aceitava. Aceitava. Só que hoje quando acontece tá tudo ruim.
Pergunta para o torcedor do Cruzeiro de quatro anos atrás quando o time tava na Série B, se ele assinava um documento que voltava para a Série A, ia brigar em cima, mas não ia ganhar título, se aceitava. Aceitava. Agora, para alguns, se não ganhar o campeonato, talvez não esteja tudo bom.
Ou a gente a gente coloca um pouquinho de razão ou só vai sobrar picareta e vagabundo no futebol.