Ouvindo...

Fux remarca julgamento de recurso de Robinho, preso por estupro

Ex-jogador apela contra ordem de cumprimento imediato de pena estipulada pela Justiça da Itália

Robinho quebrou o silêncio sobre a condenação no último domingo (18)

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), remarcou o julgamento do recurso do ex-jogador Robson de Souza, o Robinho. Ele apela contra a ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que determinou o início imediato do cumprimento da pena determinada pela Justiça da Itália. O julgamento no plenário virtual do STF estava marcado para acontecer entre os próximos dias 6 e 13 de setembro. Agora, vai acontecer entre 13 e 20 deste mês.

Na ação, a defesa de Robinho questiona se é possível começar a cumprir a pena de um cidadão brasileiro condenado por uma decisão estrangeira, validada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), mesmo que essa decisão ainda não seja definitiva.

Os advogados do ex-jogador argumentam que seria necessário que a decisão homologatória da Justiça brasileira fosse definitiva, não bastando apenas a decisão estrangeira ser final.

Leia também

O ex-jogador de futebol está preso na Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo. O crime ocorreu em uma boate de Milão, em 2013. À época, Robinho atuava pelo Milan, da Itália. A vítima, uma mulher de origem albanesa, tinha 23 anos.

O jogador brasileiro foi condenado em todas as instâncias da justiça italiana, e o Ministério Público de Milão recorreu ao Brasil no ano retrasado, pedindo ao país a extradição imediata de Robinho. Entretanto, a legislação do Brasil não permite a extradição de cidadãos nascidos para cumprimento de pena em outros países.

O STJ decidiu pela prisão de Robinho para cumprimento da sentença de 9 anos pelo crime. A Corte Especial decidiu homologar em território brasileiro a sentença italiana, atendendo a pedido do Ministério Público de Milão.


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.