Ouvindo...

O que é ‘Blokecore’, tendência que insere camisas de time de futebol na moda

Tendência tem sido aplicada por personalidades ligadas à moda e também ao mundo pop

Músico Jão com camisa da Alemanha dos anos 1990

Camisas ligadas a esportes, como futebol e basquete, têm ganhado cada vez mais espaço no mundo da moda. Se antes essa vestimenta poderia ser considerada para momentos específicos, como a prática esportiva, ou até um sinal de desleixo, agora ela pode ser considerada algo atual.

E a nova tendência tem até nome: Blokecore. A palavra é uma gíria inglesa que une os termos “bloke”, que pode ser traduzida como “cara” ou “mano”, e “core”, que seria “essência”.

Em 2023, por exemplo, a busca pelo termo dobrou em relação a 2022, segundo levantamento do Google Trends. Ainda de acordo com a ferramente, “looks com camisa de time feminino” e “estilo sportlife feminino” aumentaram em 162% e 721%, respectivamente.

Alessandra Ambrósio com camisa do Grêmio em ação comercial

E o aumento desta tendência tem sido refletido no mundo da moda. Em 28 de fevereiro, por exemplo, a top model brasileira Alessandra Ambrósio usou uma camisa retrô do Grêmio durante uma ação comercial de uma cerveja.

Já a cantora japonesa Rio, do grupo pop NiziU, ajudou no crescimento pela procura de camisas do Guarani. Ela posou com a camisa do clube paulista e viralizou nas redes sociais.

Rio, do grupo japonês NiziU, com a camisa do Guarani

As marcas também se atentam à tendência. No Brasil, a Adidas usa diversos artistas, entre eles o cantor Jão, como alusão à tendência blokecore.

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luiza Pereira é jornalista formada pela PUC Minas. Repórter multimídia da Rádio Itatiaia, acumula passagens anteriores pela TV Horizonte, Rádio Inconfidência e Rede Minas de Televisão.
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.