Começam oficialmente nesta sexta-feira (20) os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. A data marca a cerimônia de inauguração, mesmo com alguns eventos já em andamento na capital chilena. De olho na participação brasileira, o Minas Tênis Clube quer não só manter a tradição histórica na competição, mas também intensificar a preparação para a Olimpíada de Paris em 2024.
“Esse ciclo vai ser o mais curto da história, causado pela pandemia. Mas tenho certeza que, assim como nossos atletas fizeram bonito nos Jogos de Tóquio, vamos colher bons frutos tanto nos Jogos Pan-Americanos como na Olimpíada de Paris”, destacou o presidente do Minas, Carlos Henrique Martins Teixeira.
Teixeira lembrou que a equipe minastenista é presença certa no Pan desde a segunda edição, ainda na década de 1950, o que é motivo de orgulho para a instituição e incentivo para manter a força também no cenário internacional. O presidente citou o desempenho no Pan de Lima, em 2019 e quer ver ainda mais medalhas para o Minas este ano em Santiago.
Nos últimos jogos, em Lima, no Peru, nossos atletas conquistaram 16 medalhas, a maioria na natação, mas tivemos representantes no judô e na ginástica de trampolim, além das equipes feminina e masculina de vôlei. Assim como no Pan de 2019, acredito que vamos conquistar muitas medalhas neste ano”, afirmou.
Ainda pensando no ciclo olímpico, que acabou reduzido por conta da pandemia da Covid-19, Teixeira elogiou tanto a estrutura como os profissionais envolvidos na preparação dos atletas minastenistas. Além do mais, ele avalia que o Pan pode ajudar no processo de recrutamento de talentos internacionais e manter a tradição do clube em inúmeras modalidades olímpicas.
Programação dos atletas do Minas no Pan 2023
Natação - 21 a 25 de outubro
Fernando Scheffer - 200m livre e revezamento 4x200m livre
Gabriel Fantoni - 100m costas
Vinicius Lanza - 100m borboleta e 200m medley
Victor Baganha - 100m borboleta
Fernanda Goeij - 200m costas
Delfina Dini (Argentina) - 800m livre
Julia Sebastian (Argentina) - 100m e 200m peito
Tatiana Ribeiro - Fisioterapeuta
Ginástica Artística - 21 a 25 de outubro
Bernardo Actos - Ginasta
Vôlei Feminino - 21 a 26 de outubro
Yonkaira Peña - Ponteira (República Dominicana)
Nicola Negro - Técnico (México)
Judô - 28 a 31 de outubro
Amanda Lima - Ligeiro (48kg)
Guilherme Schimidt - Meio-médio (81kg)
Kayo Santos - Meio-pesado (100kg)
Vôlei Masculino - 30 de outubro a 4 de novembro
Maique Reis - Líbero
Basquete - 31 de outubro a 4 de novembro
Danilo Fuzaro - Ala
Franco Baralle - Armador (Argentina)
Ginástica de Trampolim - 3 a 4 de novembro
Rayan Castro - Ginasta
Alice Gomes - Ginasta
Alexandro Rungue - Técnico