Astros da NBA, como o ala Kevin Durant, o ala-armador Devin Booker e o armador Damian Lillard, reagiram à declaração do velocista Noah Lyles sobre o título de “campeão mundial” dado a equipes vencedores da NBA. O corredor fez uma reflexão sobre o rótulo durante o Mundial de Atletismo em Budapeste, na Hungria.
“Alguém ajude esse cara”, publicou Durant, do Phoenix Suns, e “que p*”, escreveu Lillard, do Portland Trail Blazers, junto de emoji de risadas. Já Booker, do Suns, publicou um emoji de lamentação.
Atual campeão da NBA, o ala-pivô Aaron Gordon, do Denver Nuggets, ainda provocou o velocista. “Tanto faz. Eu ganho desse cara nos 200m”, escreveu.
Lyles foi tricampeão no Mundial de Atletismo em Budapeste e questionou o fato de algumas ligas norte-americanas, como NFL, MLB e NBA, atribuírem o título de campeão mundial às equipes vencedoras. O atleta, de 26 anos, usou o exemplo da liga de basquete para demonstrar o incômodo.
“Sabe o que mais me incomoda? Quando eu assisto às finais da NBA e vejo ‘campeões mundiais’ no telão. Campeão mundial de quê? Dos Estados Unidos? Não me entendam mal, eu amo os EUA, às vezes, mas não é o mundo. Não é o mundo”, afirmou, em entrevista coletiva na última sexta-feira (25), na capital húngara.
“Nós somos o mundo. Nós temos quase todos os países aqui lutando, se esforçando e se dedicando pelas bandeiras, pelo país que eles representam. Não tem bandeiras de países na NBA”, completou.
Lyles venceu os 100m e 200m rasos e o 4x100m no Mundial de Budapeste. O estadunidense foi o primeiro a vencer os 100m e 200m no torneio desde o jamaicano Usain Bolt, em Pequim, na China, em 2015.
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, em 2021, Lyles ficou com a medalha de bronze nos 200m. O time de basquete, com Lillard, Booker e Durant, foi campeão olímpico na capital japonesa.
A temporada 2023/2024 da NBA começará em 24 de outubro.