Ouvindo...

Libertadores: veja a data limite para a inscrição de reforços nas oitavas

Clubes terão que enviar trocas na lista até 29 de julho, quatro dias antes do fim da janela de transferências; vale o mesmo para a Sul-Americana

Chaveamento das oitavas de final da Copa Libertadores 2023

A janela de transferências fecha em 2 de agosto, mas os clubes brasileiros que estarão nas oitavas de final das Copas Libertadores e Sul-Americana terão alguns dias a menos para fechar contratações e inscrever esses jogadores nessa etapa da competição. É possível fazer até cinco trocas da lista de até 50 atletas enviada à Conmebol antes do início da fase de grupos.

Pelo regulamentos das duas competições, o formulário com a troca de jogadores tem que ser enviada a Luque, no Paraguai, onde está a sede da confederação sul-americana de futebol, até as 19h (de Brasília) do dia 29 de julho, ou seja, quatro dias antes do fechamento da janela.

A data é a mesma para os participantes das oitavas da Libertadores e da Sul-Americana, já que os confrontos ocorrerão nas mesmas semanas: a ida entre 1 e 3 de agosto e a volta entre 8 e 10 de agosto. A Conmebol já divulgou as datas e horários das partidas da Libertadores, e aguarda a definição dos playoffs da Sul-Americana para definir o calendário das oitavas desta competição.

Com isso, os clubes terão que ter os jogadores contratados até 29 de julho para inscrevê-los nas oitavas de final. Caso isso não ocorra, eles só poderão entrar na troca de três atletas permitida na lista para as quartas de final, com data limite de inscrição em 19 de agosto. Para a semifinal também é possível trocar outros três nomes até 23 de setembro.

Seis brasileiros estão nas oitavas de final da Libertadores: Atlético, Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Inter e Athletico-PR. Já na Sul-Americana são três equipes nos playoffs tentando vaga nas oitavas, América, Botafogo e Corinthians, e outros quatro já nessa etapa: Fortaleza, São Paulo, Goiás e Bragantino.

Confira o calendário das oitavas da Copa Libertadores (horários de Brasília)

1 de agosto

19h - Argentinos Juniors-ARG x Fluminense
21h - Bolívar-BOL x Athletico-PR
21h - River Plate-ARG x Inter

2 de agosto

21h - Deportivo Pereira-COL x Independiente Del Valle-COL
21h - Nacional-URU x Boca Juniors-ARG
21h30 - Atlético x Palmeiras

3 de agosto

19h - Atlético Nacional-COL x Racing-ARG
21h - Flamengo x Olimpia-PAR

8 de agosto

19h - Fluminense x Argentinos Juniors-ARG
21h - Athletico-PR x Bolívar-BOL
21h - Inter x River Plate-ARG

9 de agosto

21h - Independiente Del Valle-COL x Deportivo Pereira-COL
21h - Boca Juniors-ARG x Nacional-URU
21h30 - Palmeiras x Atlético

10 de agosto

19h - Racing-ARG x Atlético Nacional-COL
21h - Olimpia-PAR x Flamengo

Os confrontos das oitavas da Sul-Americana (ainda sem datas) serão esses:
  • RB Bragantino x Colo-Colo-CHI ou América

  • Defensa y Justicia-ARG x Sporting Cristal-PER ou Emelec-EQU

  • Goiás x Barcelona-EQU ou Estudiantes de La Plata-ARG

  • São Paulo x Independiente Medellín-COL ou San Lorenzo-ARG

  • LDU-EQU x Ñublense-CHI ou Audax Italiano-CHI

  • Fortaleza x Libertad-PAR ou Tigre-ARG

  • Newell’s Old Boys-ARG x Corinthians ou Universitário-PER

  • Guaraní-PAR x Patronato-CHI ou Botafogo

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.