No último fim de semana, viralizou nas redes sociais e no aplicativo Whatsapp um vídeo que anunciava o encerramento das atividades e a extinção do Uberaba, tradicional clube do Triângulo Mineiro com 106 anos de existência. Entretanto, o presidente do Zebu, Djair Batista, informou à Itatiaia que não há veracidade no conteúdo disseminado. Trata-se de uma notícia falsa.
“O Uberaba Sport continua ativo, disputa a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro Sub-20 - é vice-líder do Gruo B - e está com suas obrigações em dia com a FMF e a CBF. O clube apenas resolveu não disputar a competição profissional em 2023, como vários outros clubes tradicionais em outros anos, como Guarani de Divinópolis, Mamoré de Patos de Minas e Valeriodoce de Itabira”, disse o mandatário.
O vídeo falso foi produzido por terceiros após o Uberaba anunciar, na última sexta-feira (26), que não disputaria a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro devido a dívidas e falta de recursos.
A decisão de ficar fora da Segunda Divisão do Mineiro (terceiro escalão do futebol mineiro) se deveu à grave crise financeira pelo qual o Uberaba passa.
“Destacamos que o acúmulo de ações judiciais ao longo dos anos e a impossibilidade do clube em arcar com as vultuosas dívidas somadas às custas fixas e aos constantes bloqueios judiciais de verbas de patrocínio e arrecadação da bilheteria, tornam inviável a participação do clube neste certame. Declaramos nossa imensa frustração e tristeza, assim como todos os torcedores, porém as obrigações que levam a necessária busca do equilíbrio econômico-financeiro do Uberaba Sport Club nos impedem do intento, uma vez que os reflexos herdados em dispêndios estão sendo gradativamente sanados dentro da realidade do clube”, posicionou-se o Uberaba, na nota do dia 26.
Em contato com a Itatiaia, o presidente apresentou mais argumentos que levaram à decisão de abrir mão da Segunda Divisão do Estadual. “Infelizmente existem ainda muitas pendências trabalhistas acumuladas no decorrer dos anos que dia após dia batem à nossa porta. As taxas da FMF são altíssimas pra um clube sem receita. As rendas são regularmente penhoradas, os salários são incompatíveis com a nossa realidade. Assim, a diretoria decidiu por não participar neste ano com o intuito de colocar em ordem a casa, ou ao menos, proporcionar condições mínimas de iniciarmos um campeonato e chegarmos ao fim dele”, explicou.
Vídeo com informações falsas
Acerca do vídeo produzido por terceiros para anunciar o fim do Uberaba, o presidente Djair Batista disse que o conteúdo gerou revolta na instituição.
Assista ao vídeo com informações falsas:
“O Uberaba foi a primeira equipe do Triângulo a participar do Mineiro em 1945 e, de lá pra cá, nunca esteve ausente, independentemente da divisão. Talvez por isso, uma parte da torcida, inconformada, tenha produzido este vídeo. Mas o fato é que existem pessoas na cidade que torcem pelo fim da instituição e acabam agindo dessa forma”, disse o presidente.
“Assistimos ao vídeo com muita revolta. Definitivamente não foi produzido pelo clube. Eu vi inclusive torcedores do clube compartilhando. Na realidade, nada do que foi dito ali procede. Ainda não tenho como informar quem tenha produzido. Só podemos lamentar a atitude de tais pessoas”, concluiu Djair Batista.
Confira o comunicado na íntegra
“Em resultado da reunião que visou a definição de participação no Campeonato Mineiro da 2ª divisão/2023, o Comitê Gestor do Uberaba Sport Club comunica:
Sobre os princípios estatutários da boa gestão e da eficiência das ações e observando o considerável aumento anual do custo necessário para manter uma equipe profissional se compreende que a grande necessidade em equilibrar a parte orçamentária-financeira tem sido um grande desafio.
Outrossim, destacamos que o acúmulo de ações judiciais ao longo dos anos e a impossibilidade do clube em arcar com as vultuosas dívidas somadas às custas fixas e aos constantes bloqueios judiciais de verbas de patrocínio e arrecadação da bilheteria, tornam inviável a participação do clube neste certame.
Declaramos nossa imensa frustração e tristeza, assim como todos os torcedores, porém as obrigações que levam a necessária busca do equilíbrio econômico-financeiro do Uberaba Sport Club nos impedem do intento, uma vez que os reflexos herdados em dispêndios estão sendo gradativamente sanados dentro da realidade do clube.
Ademais, cabe ainda ressaltar que, na hipotética participação e, no decorrer da competição não houver o cumprimento ao estabelecido pela Federação Mineira de Futebol, o ônus acarretado será muito maior que a decisão apresentada.
Ingressar em uma competição para mera disputa e cumprimento de tabela nunca fez parte das tradições do Uberaba Sport Club, e não compreende naquilo que nossos torcedores e associados esperam e merecem.
Portanto, este Comitê Gestor optou pela não participação no Campeonato Mineiro da 2ª divisão/2023.
Entendendo que esta tenha sido a decisão mais coerente e sensata, contamos com apoio e compreensão de todos, na expectativa de um breve retorno às atividades profissionais desta instituição centenária.”