Após longos 34 dias, o Santa Cruz voltou a entrar em campo. E para fazer a torcida coral voltar a sorrir e ter esperança em dias melhores. Estreando na Série D, competição que disputa pelo segundo ano consecutivo, o Tricolor venceu o Iguatu, na noite desta segunda-feira (8), no Arruda. O gol da vitória foi marcado pelo atacante Pipico.
Com a vitória, o Santa Cruz lidera o Grupo 3 ao lado do Nacional de Patos e do Sousa, todos com três pontos. A equipe comandada por Felipe Conceição volta a jogar no próximo domingo (14), quando irá visitar o Potiguar de Mossoró. No sábado (13), o Iguatu recebe o Nacional de Patos no Morenão.
Vale destacar que, este ano, o Santa Cruz convive com um agravante em relação ao ano anterior. Uma pressão extra: se o time não conseguiu garantir a vaga na Série D 2024 através do Campeonato Pernambucano. Eliminado nas quartas de final pelo Petrolina, o Tricolor só terá uma divisão no próximo ano em caso de acesso à Série C.
Santa Cruz x Iguatu: típico jogo de Série D
Pelo lado do Santa Cruz, Fabrício Bigode; pelo Iguatu, Talisson Calcinha. Os nomes, uma peculiaridade à parte na Série D, não das poucas características típicas da competição que remete à última divisão do futebol nacional. O baixo nível técnico não impediu um primeiro tempo movimentado, com um caminhão de gols desperdiçados no jogo entre pernambucanos e cearenses.
O Santa Cruz dominou as ações em pelo menos a metade do primeiro tempo, mas pecou na finalização e deu espaço para o Iguatu contra-atacar e, por sua vez, perder também as suas oportunidades numa etapa inicial animada, apesar de sem gols.
Nas chances mais claras, Pipico recebeu na entrada da área, aos 35, e rematou em cima da zaga do Iguatu. A equipe visitante, teve a melhor chance da etapa inicial aos 44, com Luis Soares, que recebeu dentro da área dominou e perdeu uma chance incrível.
No segundo tempo, o jogo seguiu movimentado. Fabrício Bigode quase marca aos 5, Zé Love respondeu no minuto seguinte e parou em Michael. O gol, enfim, veio no minuto 8, com Pipico. Passe de Lucas Silva para Pipico, de peixinho, abrir o placar.
Com a vantagem no placar, o Santa Cruz soube administrar bem o resultado. Sem sofrer riscos, seguiu criando boas oportunidades. No apoio da torcida, colecionou boas chances, como a que veio com Emerson Galego, aos 42. Ao fim, reencontro da massa coral com as vitórias.
Santa Cruz 1 x 0 Iguatu
Santa Cruz
Michael; Léo Fernandes (Anderson Paulista), Guedes, Ítalo Melo e Marcus Vinícius; Pingo (Ítalo Henrique), Fabrício Bigode (Jadson) e Chiquinho; Lucas Silva (Emerson Galego), Nadson (Marcelinho) e Pipico. Técnico: Felipe Conceição.
Iguatu
Marcelo; Talisson Calcinha, Regineldo, Max Oliveira e Murilo; Junior Prego (Lalim), Caxito (Araçoiaba) e Gleidson (Dico Quixadá); Tiaguinho (Júlio Nascimento), Luís Soares e Zé Love (Leonardo Reis). Técnico: Washington Luiz.
Gol
Pipico (8min2ºT), para o Santa Cruz.
Cartões amarelos
Ítalo Henrique, para o Santa Cruz; Marcelo, para o Iguatu.
Público: 13.026.
Renda: R$ 216.728,00.
Motivo: primeira roda da da Série D.
Data e hoário: 8 de maio (segunda-feira), às 20h (de Brasília).
Local: Arruda, no Recife.
Árbitro: Julian Negreiros de Castro (AC).
Assistentes: José Daniel Torres de Araújo e Dhiego Cavalcanti Pereira (ambos de PE).
Transmissão: não há.