Participe do canal e receba as notícias do Grêmio no WhatsApp

Os jovens do Grêmio que devem ganhar espaço com a chegada de Luís Castro

Três nomes despontam para serem utilizados no profissional durante o Gauchão de 2026

Jovens do Grêmio se destacam na base e devem ganhar chances no profissional em 2026

Promessas do Grêmio devem ganhar oportunidades no time principal em 2026, principalmente com a iminente chegada de Luís Castro. O provável novo treinador tricolor colocou como exigência na negociação a forte aposta do clube nas categorias de base.

A partir deste objetivo, três nomes surgem como possíveis reforços para o início da temporada, a começar pelo Campeonato Gaúcho: O zagueiro Luis Eduardo, o meio-campista Thiaguinho e o meia-atacante Gabriel Mec.

Entre os três, a figura de Mec é a mais promissora. O jogador já recebeu diversas sondagens e até propostas do futebol europeu, mas deseja ganhar mais espaço no profissional do Grêmio antes de aventurar no Velho Continente.

Conforme apurado pela Itataia há alguns meses, o plano do clube gaúcho para o jovem de 17 anos está traçado: ‘investida’ nas suas atuações para o próximo ano. A joia já foi avisada desta ideia, que está próxima de ser colocada em prática no estadual.

As chances para Gabriel Mec foram previstas pela direção anterior, liderada por Alberto Guerra e seu departamento de futebol. A chegada de Odorico Roman e sua nova gestão não deve mudar o planejamento para o garoto.

Outros dois nomes da lista ganharam destaque no segundo semestre de 2025. Luis Eduardo é presença constante na Seleção Brasileira de base, assim como Thiaguinho. Os dois foram relacionados pelo então técnico Mano Menezes para a última partida do Grêmio em 2025 — goleada sobre o Sport no último domingo (7), pela Série A do Campeonato Brasileiro.

No início de dezembro, o estafe do zagueiro de 17 anos recebeu sondagens de Chelsea e Manchester United.

Odorico fala sobre utilização de jovens no Gauchão

Durante a entrevista coletiva de apresentação do novo departamento de futebol do Grêmio, o presidente Odorico Roman foi questionado se os jovens da base serão utilizados no Gauchão de 2026.

“Os calendários ficam cada vez mais apertados (no futebol brasileiro). Temos que adaptar a preparação do plantel dos que nos foi repassado. A nova comissão técnica, quando chegar, vai olhar o que foi programado e vai referendar ou não. Será uma decisão conjunta do novo treinador com o planejamento que já está pronto”, afirmou, sem entrar no mérito.

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduado em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.

Ouvindo...