Grêmio ‘passeia’, atropela o lanterna Sport e carimba vaga na Copa Sul-Americana

Tricolor derrotou o Leão da Ilha com autoridade neste domingo (7), pela última rodada do Campeonato Brasileiro

Grêmio goleia Sport pela última rodada do Campeonato Brasileiro

O Grêmio não tomou conhecimento do lanterna Sport e goleou a equipe pernambucana neste domingo (7) por 4 a 0, na Ilha do Retiro, em jogo válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Carlos Vinícius, duas vezes, Gustavo Martins e Cristaldo anotaram os gols do triunfo gremista.

O resultado não alterou a situação do Sport no Brasileiro, que já havia sido rebaixado há cinco rodadas. Para o Grêmio, no entanto, a vitória foi importante para confirmar a vaga na Copa Sul-Americana de 2026.

Com 17 pontos, o Leão encerra sua participação no torneio nacional de maneira melancólica - foi a décima derrota consecutiva da equipe rubro-negra. Por sua vez, o Tricolor gaúcho confirmou sua reação na reta final do Brasileiro, foi aos 49 pontos, em 9° lugar, e garantiu presença na “Sula” da próxima temporada.

O jogo

O duelo na Ilha do Retiro começou lento. As duas equipes encontraram dificuldades para superar a marcação adversária e pouco criaram nos primeiros minutos. Até que Carlos Vinícius resolveu “abrir a porteira” para o Grêmio.

Aos 28 minutos, o time gaúcho trabalhou a bola pelo meio com facilidade. Cristaldo invadiu a área e rolou para o centroavante tricolor, que finalizou com categoria no ângulo do goleiro Caíque França.

De novo ele!

Foram necessários apenas dois minutos para o Grêmio ampliar. Edenílson foi lançado em velocidade, invadiu a área e tocou para Carlos Vinícius. A bola atravessou a pequena área e o camisa 95 tocou na saída do goleiro para aumentar o placar.

Virou goleada

Ainda no primeiro tempo, aos 41, o time gaúcho chegou ao terceiro a praticamente encaminhou a vitória. Em cruzamento pela direita, Gustavo Martins ganhou no alto de Matheus Alexandre com facilidade e mandou para as redes.

Em ritmo de treino, o quarto veio logo nos primeiros movimentos da segunda etapa. Pavón avançou pela direita e cruzou para o compatriota Cristaldo decretar a goleada.

Após construir a vantagem, o Grêmio trocou passes e esperou o tempo passar, enquanto o Sport apenas observou e sequer esboçou reação.

Sport x Grêmio

Sport

Caíque França; Matheus Alexandre, Rafael Thyere, Luan Cândido (Rafinha), Igor Cariús (João Silva), Lucas Kal, Pedro Augusto; Lucas Lima, Romarinho (Chrystian Barletta), Matheusinho (Léo Pereira), Gonçalo Paciência (Sérgio Oliveira).

Grêmio

Gabriel Grando; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Wagner Leonardo, Marlon (Lucas Esteves); Cuéllar, Edenílson (Camilo), Cristaldo (Aravena); Amuzu (William), Carlos Vinicius (André), Alysson (Pavón).

  • Motivo: 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
  • Data e horário: Domingo, 7 de dezembro de 2025
  • Local: Ilha do Retiro, Recife
  • Árbitro: Edina Alves Batista (SP)
  • Auxiliares: Neuza Inês Back (SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (SP)
  • VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
  • Público: 3.339 torcedores

Gols

  • Grêmio: Carlos Vinícius, aos 28’ e 30’ do primeiro tempo; Gustavo Martins, aos 41’ do segundo tempo; Cristaldo, aos 2' do segundo tempo

Cartões amarelos

  • Sport: Pedro Augusto, aos 17’ do primeiro tempo
  • Grêmio: Alysson, aos 19’ do primeiro tempo; Amuzu, aos 45’ do primeiro tempo; Cuéllar, aos 30' do segundo tempo; Camilo, aos 34' do segundo tempo

Leia também

Mineiro, Daniel Costa é jornalista formado pela Universidade FUMEC (BH). Apaixonado por esporte e comunicação, atuou como cronista e repórter esportivo em veículos como Doentes Por Futebol, Deus me Dibre, Esporte News Mundo e Brasileirão. Hoje, colabora com o Itatiaia Esporte.

Ouvindo...