A cidade de Extrema, no Sul de Minas Gerais, ganhou um estádio com gramado sintético nos padrões da Fifa. Neste sábado (6), o local será inaugurado com uma partida festiva que contará com a presença de ex-jogadores que fizeram história no futebol brasileiro.
Na partida inaugural do Estádio Sebastião Camanducci, nomes consagrados como o de Marcelinho Carioca, Júnior, Ademir da Guia, Müller, Chicão, Dodô, Giovanni, Amaral e Michel Bastos, jogarão contra a seleção do município de Extrema.
Além da partida e a presença de jogadores importantes para a trajetória do futebol brasileiro, também haverá show ao vivo para os espectadores e comparecimento de autoridades municipais. O local também disponibiliza uma praça de alimentação para a população.
Obras no estádio
As obras das quadras e do campo do Complexo Esportivo e Cultural “Extrema Futebol Clube” foram realizadas pela Recoma, empresa fornecedora de pisos esportivos para os Jogos Olímpicos Rio-2016 e Jogos Pan-Americanos Lima-2019.
“Toda obra foi feita com muita dedicação e empenho pela equipe da Recoma. Em 90 dias, conseguimos entregar um campo de futebol de altíssima qualidade, com medidas oficiais e certificado FIFA Quality. Todos os detalhes envolvendo o gramado e outras questões relacionadas ao campo de jogo foram pensados e executados pelos nossos colaboradores com muito cuidado”, afirma Marcio Veiga, diretor técnico da Recoma e um dos responsáveis pelo projeto.
Detalhes técnicos da obra
Para atingir o nível exigido pela entidade máxima do futebol e conquistar a certificação, a companhia do ramo de infraestrutura instalou o gramado sintético italiano produzido pela Limonta Sport, uma das 5 empresas preferidas pela FIFA no segmento.
Além do material de máxima qualidade, embaixo da relva, a Recoma moldou “in loco” uma manta shockpad, feita com grânulos de borracha especial, para que haja uma absorção mais eficiente do impacto e aumente a segurança dos jogadores. Para essa implementação, a empresa utilizou uma pavimentadora mecanizada importada, um equipamento especial e necessário para garantir espessuras e densidades controladas, dentro das exigências da FIFA.
O resultado é uma grama sintética tipo monofilamento de 45mm de espessura. A empresa também garantiu um preenchimento entre os fios da relva com um lastro de areia quartzosa, para dar estabilidade, uma outra camada de amortecimento feita com granulado de borracha encapsulado na cor verde e um sistema de resfriamento similar ao utilizado no Allianz Parque.