Ouvindo...

Antigo recordista manda recado a Fábio, do Fluminense, por quebra de marca histórica

Fábio ultrapassou Peter Shilton e se tornou o jogador com maior número de partidas disputadas na história do futebol

Fábio recebe homenagem do Fluminense

Antigo recordista de jogos disputados no futebol, o ex-goleiro Peter Shilton parabenizou Fábio, do Fluminense, por ter assumido o topo da lista nessa terça-feira (19). O inglês ressaltou o fato de ter se mantido no posto por 28 anos e classificou a conquista do brasileiro como “brilhante”.

“Parabéns ao Fábio Deivson Lopes Maciel por bater meu Guinness World Records. Um recorde que tive orgulho de manter por mais de 28 anos para as partidas mais competitivas da história do futebol - mantendo o recorde dentro do sindicato dos goleiros. Conquista BRILHANTE, Fábio #orgulho”, escreveu Shilton.

Fábio ultrapassou o inglês ao entrar em campo na vitória sobre o América de Cali-COL, nessa quarta-feira (20), no Maracanã, pela Copa Sul-Americana. O goleiro brasileiro chegou aos 1391 jogos, se isolando na liderança e deixando para trás os 1390 confrontos disputados por Peter Shilton.

Anteriormente, Fábio havia ultrapassado ídolos do esporte, como o goleiro Rogério Ceni, que soma 1265 partidas - por Sinop-MT, São Paulo e Seleção Brasileira. Quem está na terceira colocação do ranking é o astro Cristiano Ronaldo, que ainda está na ativa e soma 1283 jogos disputados.

Veja os jogadores com mais jogos na história

  1. Fábio (goleiro): 1391 partidas
  2. Peter Shilton (goleiro): 1390 partidas
  3. Cristiano Ronaldo (atacante): 1283 partidas
  4. Rogério Ceni (goleiro): 1265 partidas
  5. Frantisek Planicka (goleiro): 1187 partidas
Leia também

Jogos de Fábio

Dos 1390 jogos disputados por Fábio, pouco mais de 70% foram com a camisa do Cruzeiro. O goleiro é o jogador com mais partidas pela Raposa na história, com 976 duelos no currículo e uma larga distância para o segundo colocado - o ex-meia Zé Carlos, com 633 jogos. Não à toa, ele é considerado um dos maiores ídolos do clube.

Dos outros 414 confrontos, 234 foram com a camisa do Fluminense. No Tricolor das Laranjeiras, ele chegou com a experiência de um goleiro renomado e se tornou multicampeão. Pelo Vasco, clube em que atuou no início da carreira, são 150 partidas, enquanto pelo União Bandeirante foram 30 jogos.

Números da carreira de Fábio

  • União Bandeirante: 30 jogos
  • Vasco: 150 jogos
  • Cruzeiro: 976 jogos
  • Fluminense: 235 jogos
Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.