Ouvindo...

Em jogo lendário para Fábio, Fluminense vence o América e avança às quartas da ‘Sula’

Goleiro atinge marca histórica de 1391 partidas como profissional, é homenageado e torcedor é coroado com triunfo por 2 a 0

Fluminense venceu América de Cali mais uma vez e avançou na Sul-Americana

Fábio se tornou uma lenda do futebol mundial. O goleiro atingiu a marca de 1391 jogos e virou o jogador profissional com mais partidas oficiais na história. De quebra, celebrou mais uma vitória e a classificação. Na noite desta terça-feira (19), no Maracanã, o Fluminense venceu o América de Cali-COL, por 2 a 0, e está classificado para as quartas de final da Copa Sul-Americana.

Os gols que deixaram a festa completa foram marcados por Kevin Serna e Martinelli. Como venceu o primeiro jogo por 2 a 1, o Flu avança e espera o vencedor do duelo argentino entre Central Córdoba e Lanús na próxima fase.

O Fluminense ainda acumulou mais 700 mil dólares (cerca de R$ 3,9 milhões) em premiação com a vaga. Qualquer um dos adversários o Tricolor faz o primeiro jogo fora e a volta no Maracanã.

Leia também

Próximos jogos

O Fluminense terá um desafio, fora de casa, pela Série A do Campeonato Brasileiro. No sábado (23), a equipe visita o RB Bragantino, às 16h (de Brasília), no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista.

O América joga pelo Campeonato Colombianono domingo (24), às 20h20 (de Brasília), diante do Atlético Nacional, no Pascual Guerrero, em Cali.

Fábio histórico

Com o início da partida, Fábio entrou de vez para a história do futebol. O duelo foi o de número 1391 na carreira do goleiro, se isolando no ranking de jogador com mais jogos oficiais no futebol profissional. Ele deixou para trás a lenda inglesa Peter Shilton que fez 1390 jogos.

Serna iluminado

A fase que o peruano Kevin Serna é espetacular no Fluminense. Titular novamente, ele levava perigo em todos os lances que tentava. Depois de perder uma chance, ele não falhou aos 23 minutos.

Hércules deu um lançamento espetacular para o camisa 90. Serna dominou, limpou o zagueiro, e bateu forte no canto de Soto. A vantagem que já era grande conquistada na Colômbia ficou ainda maior.

Martinelli dá a tranquilidade

O segundo tempo começou com o América indo com tudo para o ataque. Raimondi trocou um zagueiro por um atacante. Porém, Martinelli tratou de acabar com a graça que os colombianos tentaram fazer.

Canobbio ganhou da defesa na disputa de bola e só rolou para o camisa 8 bater sem chances para Soto. Placar ampliado, classificação sacramentada e a festa lendária para Fábio completa.

O Fluminense segue vivo em todas as frentes. Faltando cinco jogos para tentar conquistar o inédito título da Copa Sul-Americana.

Fluminense 2x0 América de Cali-COL

Fluminense

Fábio; Samuel Xavier (Guga), Manoel, Freytes e Renê; Martinelli, Hércules (Bernal) e Lima (Ganso); Serna (Keno), Canobbio e Everaldo (John Kennedy). Técnico: Renato Gaúcho.

América de Cali-COL

Soto; Candelo (Castillo), Mina, Bocanegra e Tovar; Carrascal, Pestaña (Jan Lucumí), Escobar (Paz) e Barrios; Jhon Murillo (Ramos) e Holgado (Garcés). Técnico: Gabriel Raimondi.

Gols: Serna (23 min 1ºT), Martinelli (10 min 2ºT), do Fluminense
Cartão amarelo: Pestaña, Candelo (AME)
Cartão vermelho: Nenhum
Motivo: Jogo de volta pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data e hora: 19 de agosto (terça-feira) de 2025, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Lubin Torrealba (VEN) e Alberto Ponte
Arbitro de vídeo: Juan Soto (VEN)

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.