Ouvindo...

Goleiro da Argentina revela conselho a batedores em final de Copa do Mundo

Emiliano Martínez contou como ajudou cobradores da sua equipe na final do Mundial

Dibu Martínez revelou segredo durante cobrança de pênalti

A confirmação do título da Argentina sobre a França na Copa do Mundo veio nos pênaltis. O goleiro Dibu Martínez, da seleção sul-americana, compartilhou um conselho revelado aos seus companheiros momentos antes do início das cobranças.

“Eu contei aos jogadores. Se eu pegar um pênalti, o próximo jogador precisa imediatamente bater no meio do gol. Estamos numa final de Copa do Mundo, nós goleiros não vamos querer fazer papel de bobo. Então, batam no meio do gol”, contou o goleiro.

Martínez revelou a estratégia num bate-papo com Ian Wright, ex-atacante do Arsenal e a atriz argentina Oriana Sabatini, namorada do atacante Paulo Dybala. Os companheiros de seleção confiaram no conselho do arqueiro.

Martínez defendeu a cobrança de Coman. Dybala, na cobrança seguinte, bateu o pênalti no meio do gol. A Argentina venceu a disputa por 4 a 2 e confirmou o terceiro título mundial.

O argentino também foi perguntado sobre sua postura ao esperar as cobranças de pênalti. Ele contou que perguntou a Messi se ficar em movimento sobre a linha atrapalha o jogador. O camisa 10 confirmou que a postura desconcentra os batedores. Martínez então passou a adotar a estratégia com frequência.

“Eu busco criar o caos. Se você fica parado, o batedor tem muito claro onde bater a cobrança. Com a movimentação, você tira essa certeza”, disse o goleiro.

A postura incomodou até a Fifa. A entidade máxima do futebol alterou a regra que fala sobre a cobrança de pênalti. Agora, o goleiro está proibido de “se comportar de uma maneira que distraia o batedor de uma forma injusta” - por exemplo, retardar a execução da cobrança ou tocar nas traves, no travessão ou na rede da meta.

Martínez foi eleito o melhor goleiro da Copa do Mundo. Ele também faturou o prêmio de melhor da temporada em premiação organizada pela Fifa em relação à temporada de 2022.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.