Ouvindo...

Jurídico do Náutico confirma investigação a Paulo Miranda; jogador está afastado do time

Zagueiro alvirrubro foi algo da Operação Penalidade Máxima II

Paulo Miranda é algo de investigação do MPGO

Aproximadamente 24 horas após vir a público que o zagueiro Paulo Miranda, atualmente no Náutico, tornou-se alvo do Ministério Público de Goiás (MPGO), coube ao vice-presidente jurídico do clube, Luiz Antônio Gayão, realizar um pronunciamento. Na tarde desta quinta-feira (20), nos Aflitos, o representante alvirrubro confirmou que o atleta, de fato, foi um dos alvos da investigação. Ele está afastado da equipe e não deve enfrentar o Cruzeiro na próxima semana pela Copa do Brasil.

O zagueiro alvirrubro defendia o Juventude, em 2022, em dois jogos sob suspeita do MPPGO. Ele está entre as 20 pessoas que foram nesta semana alvos de busca e apreensão no âmbito da Operação Penalidade Máxima II, que investiga atletas suspeitos de participar de um esquema de manipulação de resultados no futebol.

“O Náutico foi surpreendido com a informação de uma possível operação que envolvia o nosso atleta Paulo Miranda. Tive o cuidado de convidá-lo para conversar no dia de hoje. Paulo se mostrou muito solícito, muito tranquilo. A gente conversou. Eu questionei se tinha havido essa operação da polícia na residência dele. Ele confirmou”, começou por dizer Gayão.

“Ao mesmo tempo, ele confirmou que ficou acertado que na segunda-feira (23) iria conversar por videoconferência com alguns integrantes da Polícia de Goiás. Não adentramos nem questionei a ele nada a respeito do fato propriamente dito. Em decorrência dessa conversa que ele terá, achei por bem, em comum acordo com ele, ele se dedicar a isso. Ele foi momentaneamente liberado do treino”, acrescentou o vice-presidente jurídico do Náutico.

Paulo Miranda já não treina com o elenco alvirrubro desde o dia da operação, na terça-feira. Na tarde desta quinta-feira, o técnico Dado Cavalcanti realizou um trabalho de campo em que o jogador esteve mais uma vez ausente. Com isso, dificilmente ele, que foi um dos destaques na vitória diante do Cruzeiro no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, estará no jogo da volta.

A permanência dele no clube, inclusive, também não está garantida. “Na segunda-feira iremos conversar novamente no clube para entendermos tudo o que está acontecendo e, a partir daí, dar o encaminhamento do que vai acontecer. Paulo está muito tranquilo”, concluiu Gayão, reforçando que “isso é um fato que não diz respeito ao Náutico”.

Dois jogos do Juventude na Série A do ano passado estão sob investigação, porém em apenas um deles Paulo Miranda esteve presente na derrota para o Goiás (1 a 0). O defensor recebeu o cartão amarelo por reclamação, conforme atesta na súmula do jogo a árbitra Edina Alves Batista.

O MPGO aponta suspeita de aliciamento de dois jogadores para punições com cartão amarelo neste jogo. Mesma suspeita que ocorre em outro jogo do Juventude, este da 26ª rodada - Palmeiras 2 x 1 Juventude. A suspeita do é de aliciamento de um jogador para punição com cartão amarelo. Paulo Miranda não participou desta última partida.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.