Campeão mundial com a Alemanha e ex-Arsenal e Real Madrid, Mesut Özil, de 34 anos, anunciou, nesta quarta-feira (22), que irá se aposentar do futebol. Na última temporada, o meia fez somente sete partidas pelo Basaksehir, da Turquia.
“Depois de muita consideração, anunciou a minha aposentadoria do futebol profissional. Tive o privilégio de ser futebolista durante quase 17 anos, mas as últimas semanas e os últimos meses tornaram óbvio que está na hora de sair de cena”, escreveu nas redes sociais.
Carreira de Özil
Revelado pelo modesto Westfalia 04, Özil nasceu em Gelsenkirchen, na Alemanha, e é filho de pais turcos. Em 2006, ele estreou no profissional pelo Schalke 04, onde se destacou rapidamente e assinou com o Werder Bremen.
No novo clube, Özil marcou 16 gols e deu 54 assistências em 108 jogos, o que despertou a atenção do técnico Joachim Löw. Em 2010, foi convocado para a Copa do Mundo, realizada na África do Sul, e, após o Mundial, foi um pedido de José Mourinho no Real Madrid.
Na Espanha, o meia foi titular da equipe merengue e se transformou no líder de assistências. Em 159 partidas e em três anos pelo Real, fez 27 gols e anotou 81 assistências, além de faturar a La Liga e a Supercopa da Espanha.
Vendido ao Arsenal por 50 milhões de euros, Özil foi peça importante no clube londrino na conquista do tetra da Copa da Inglaterra. Ao longo de sete temporadas, marcou 44 gols e deu outras 44 assistências.
Lesões e aposentadoria
Depois de ser tetracampeão mundial com a Alemanha, em 2014, no Brasil, Özil também disputou a Copa da Rússia, em 2018. Por lá, foi eliminado na primeira fase e anunciou a despedida da seleção.
Após sofrer lesões, o meio-campista não conseguiu manter o nível técnico nos últimos anos, sendo transferido para o Fenerbahçe, em janeiro de 2021. Sem muito brilho, balançou as redes nove vezes e deu três assistências em 37 jogos.
Afastado do elenco por opção técnica, Özil teve o contrato rescindido no ano passado e finalizou a carreira no Basaksehir.