Ouvindo...

Carlo Ancelotti estreia no Maracanã e admite ‘memória ruim’ para a Seleção Brasileira

O treinador italiano está na área técnica do “templo do futebol” na partida contra o Chile

Carlo Ancelotti em atividade da Seleção Brasileira na Granja Comary, em Teresópolis

A partida contra o Chile, nesta quinta (4), será a terceira da Seleção Brasileira sob comando de Carlo Ancelotti. O experiente treinador está vivendo experiências inéditas, como trabalhar no Estádio do Maracanã, “um templo do futebol” nas palavras do italiano. A bola rola às 21h30 (de Brasília) pela 17ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas.

“Para mim, é uma experiência muito bonita nesse sentido. Primeira vez no Maracanã, templo do futebol mundial. Uma experiência que sempre vou me lembrar. O jogo, espero o máximo. Que o time jogue bem, que ganhe confiança. tenha boa atitude, intensidade. É o caminho que queremos percorrer até o Mundial”, afirmou Carlo Ancelotti.

Questionado sobre as “memórias” que tem do Estádio do Maracanã, Carlo Ancelotti admitiu que a primeira lembrança não é positiva para os brasileiros, agora que comanda a Seleção.

“A primeira memória que tenho do Maracanã não é uma boa memória para vocês (brasileiros). Eu lembro quando me falavam da final de 1950 (da Copa do Mundo, vencida pelo Uruguai). Não quero lembrá-la agora. O Maracanã é o estádio mais importante da história do futebol mundial”, respondeu o treinador italiano.

Leia também

Como jogador, Carlo Ancelotti fez história atuando por Parma, Roma e Milan. Pela seleção italiana, disputou as Copas do Mundo de 1986 e 1990.

Depois de aposentar-se, Ancelotti tornou-se um dos treinadores mais vencedores do futebol europeu, com títulos por Juventus, Milan, Chelsea, PSG, Bayern de Munique e Real Madrid.

Aos 66 anos, Carlo Ancelotti assumiu o comando da Seleção Brasileira no primeiro semestre de 2025. O treinador tem a responsabilidade de ser o primeiro estrangeiro a dirigir a equipe nacional, que tentará encerrar um jejum de 24 anos sem título mundial na Copa de 2026, nos Estados Unidos.

A situação das Eliminatórias Sul-Americanas

Com 25 pontos, o Brasil entra na 17ª rodada das Eliminatórias como terceiro lugar. Equador, com 25 pontos, é o segundo. A Argentina, com 35, é o líder. Veja a tabela!

A duas rodadas do fim das Eliminatórias, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Venezuela e Bolívia disputam três vagas diretas restantes na Copa do Mundo dos Estados Unidos.

O Peru, com 12 pontos, ainda tem chances matemáticas pela vaga para a repescagem disputada com um representante de outro continente a ser definido pela Fifa.

O caminho do Brasil até a Copa

A partida contra o Chile será a última da Seleção no Brasil antes da Copa do Mundo, segundo Samir Xaud, presidente da CBF. Na próxima terça (9), a equipe de Ancelotti encerra a participação nas Eliminatórias Sul-Americanas contra a Bolívia, em Alto.

Em 2025, a Seleção enfrenta Coreia do Sul e o Japão, nos dias 10 e 14 de outubro, e Seul e Tóquio, respectivamente. Há outras três Datas Fifa até a Copa - em novembro, março e junho -, nas quais os adversários e os locais dos amistosos ainda não estão definidos.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.