Ouvindo...

Na despedida do Brasil antes da Copa do Mundo, Seleção enfrenta o Chile no Maracanã

Com a vaga garantida na Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, Carlo Ancelotti fará observações na equipe e promete manter formação ofensiva, com quatro atacantes

Brasil x Chile: Casemiro volta a ser referência na Seleção Brasileira sob comando de Carlo Ancelotti

Com a vaga garantida na Copa do Mundo de 2026, a Seleção Brasileira enfrenta o Chile, nesta quinta (4), pela 17ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. No terceiro jogos sob comando de Carlo Ancelotti, a equipe faz a última partida em solo brasileiro antes do Mundial nos Estados Unidos. A bola rola às 21h30 (de Brasília) no Estádio do Maracanã.

Com 25 pontos, o Brasil entra na 17ª rodada das Eliminatórias como terceiro lugar. Equador, com 25 pontos, é o segundo. A Argentina, com 35, é o líder. Veja a tabela!

A situação das Eliminatórias Sul-Americanas

A duas rodadas do fim das Eliminatórias, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Venezuela e Bolívia disputam três vagas diretas restantes na Copa do Mundo dos Estados Unidos.

O Peru, com 12 pontos, ainda tem chances matemáticas pela vaga para a repescagem disputada com um representante de outro continente a ser definido pela Fifa.

Leia também

O caminho do Brasil até a Copa

A partida contra o Chile será a última da Seleção no Brasil antes da Copa do Mundo, segundo Samir Xaud, presidente da CBF. Na próxima terça (9), a equipe de Ancelotti encerra a participação nas Eliminatórias Sul-Americanas contra a Bolívia, em Alto.

Em 2025, a Seleção enfrenta Coreia do Sul e o Japão, nos dias 10 e 14 de outubro, e Seul e Tóquio, respectivamente. Há outras três Datas Fifa até a Copa - em novembro, março e junho -, nas quais os adversários e os locais dos amistosos ainda não estão definidos.

Ancelotti confirma quatro atacantes

Satisfeito com o desempenho do Brasil diante do Paraguai, Carlo Ancelotti confirmou que manterá a formação com quatro atacantes utilizada na Neo Química Arena, em junho.

“Testei quatro atacantes e a ideia é jogar sem mudar muito o que fiz no jogo contra o Paraguai. O importante é que o time não perca o equilíbrio, mesmo com muitos atacantes. Isso está entre as coisas mais importantes para mim: não perder equilíbrio e ser forte defensivamente”, afirmou o treinador na entrevista na véspera da partida.

Os nomes escalados, contudo, serão diferentes. Vini Jr (suspenso) e Matheus Cunha (lesionado) foram titulares na vitória por 1 a 0 sobre o Paraguai e não estão à disposição. Assim, Raphinha e Martinelli devem ganhar as companhias de Estevão e João Pedro.

Chile em crise e com técnico interino

Com 10 pontos em 16 rodadas, o Chile amarga a lanterna da classificação e chega para o confronto com o Brasil em crise, sem chances de classificação para a Copa do Mundo.

Após as derrotas na última Data Fifa, Ricardo Gareca deixou o comando da seleção. Nicolás Córdova, técnico da Sub-20, assume de forma interina e convocou um lista com muitas novidades. São nove possíveis estreantes. Vidal, Sánchez e Aránguiz estão fora.

Brasil x Chile

Brasil

Alisson; Wesley, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro e Bruno Guimarães; Raphinha, Estevão, Martinelli e João Pedro. Técnico: Carlo Ancelotti.

Chile

Lawrence Vigoroux; Hormazábal, Paulo Díaz, Guilhermo Maripán e Gabriel Suazo; Felipe Loyola e Echeverría; Avarena, Luciano Cabral e Darío Osorio; Ben Brereton Díaz. Técnico: Nicolás Córdova.

  • Motivo: Jogo da 17ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo
  • Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
  • Data e hora: 4 de setembro de 2025, às 21h30 (de Brasília)
  • Árbitro:Alexis Herrera (VEN)
  • Assistentes: Lubin Torrealba (VEN) e Alberto Ponte (VEN)
  • Árbitro de vídeo: Ángel Arteaga (VEN)
  • Onde assistir: Globo, SporTV, Globoplay, GETV e Tempo Real da Itatiaia Esportes
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.