O lateral Vitinho, do
Natural de Belo Horizonte, em Minas Gerais, Vitinho iniciou a sua trajetória no futebol em 2007, nas categorias de base do
Já em 2018, Vitinho se destacou pela equipe sub-20 do Cruzeiro, onde acumulou grandes atuações na Libertadores da categoria, torneio no qual marcou dois gols em três jogos. As boas aparições renderam cada vez mais presença na equipe principal do clube celeste e também na Seleção Brasileira sub-20. Sua estreia oficial como atleta profissional ocorreu em 2018, logo em um clássico contra o Atlético, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O time celeste perdeu por 2 a 1.
Ainda naquele ano, Vitinho chamou a atenção do futebol europeu. O Cercle Brugge, da Bélgica, pagou a multa rescisória de 10 milhões de reais e contratou o jogador por quatro temporadas. Foram 75 jogos, com dois gols e três assistências pelo clube belga.
As atuações chamaram atenção do Vicente Kompany, ídolo do Manchester City-ENG e então técnico do Anderlecht-BEL. O comandante então se transferiu para o Burnley, da Inglaterra, e bancou a contratação do lateral em 2022.
Vitinho foi um dos principais jogadores do clube inglês. Ele participou de 41 jogos, com três gols e três assistências. No clube europeu, conquistou o primeito título de sua carreira - a Championship 2022/23, segunda divisão inglesa. Na temporada seguinte, fez 33 jogos, com um gol e uma assistência.
Chegada e ascensão no Botafogo
Após evolução no futebol europeu, Vitinho despertou interesse do Botafogo. Na janela do meio do ano, em 2024, o Glorioso desembolsou 8 milhões de euros (cerca de R$ 48 milhões), em negócio que sacramentou o atleta como o defensor mais caro da década do futebol brasileiro. Em menos de seis meses, Vitinho fez parte do elenco alvinegro que conquistou a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro.
Esta foi a primeira convocação de Vitinho para a Seleção Brasileira. O lateral de 26 anos estava na pré-lista de Carlo Ancelotti e ganhou uma oportunidade devido à lesão de Vanderson, jogador do Mônaco.