Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Dirigente da SAF do Botafogo é direto sobre situação financeira: ‘Está assegurado’

Jonas Marmello, em entrevista à Itatiaia, detalha planejamento financeiro do Glorioso

Jonas Marmello é vice-presidente executivo da SAF do Botafogo

Jonas Marmello, vice-presidente executivo da SAF do Botafogo, falou à Itatiaia sobre a situação financeira do clube. De acordo com o dirigente, o clube encerrará a temporada de 2025 “com tranquilidade”. O planejamento está assegurado neste sentido, afirmou.

Jonas Marmello participou do Fórum SAF 2025, nesta quinta (16) em Belo Horizonte. No evento, o dirigente evitou projeções para o ano que vem do Botafogo, mas destacou a importância da classificação para a Libertadores, principal objetivo da equipe carioca.

“O planejamento pro final do ano está assegurado. Nós vamos cumprir, vamos chegar ao final do ano com tranquilidade. Estamos dando essa tranquilidade para nossos funcionários trabalharem, para nossos atletas trabalharem e com calma, chegaremos ao final do ano e entenderemos os objetivos para 2026", afirmou à reportagem da Itatiaia.

Após vencer a Libertadores e o Brasileirão em 2024, o Botafogo amargou resultados frustrantes nesta temporada. O time não conquistou nenhuma das seis taças que disputou (Carioca, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Libertadores, Mundial e Copa do Brasil), e está distante da briga pelo título da Série A. Confira a tabela aqui.

Confira, na íntegra, as declarações de Jonas Marmello à Itatiaia:

“Nesse momento, ainda não estamos comentando sobre a temporada de 2026. Nós precisamos encerrar a temporada de 2025. O foco está sendo jogo a jogo para encerrarmos e cumprirmos o nosso objetivo. Se tudo der certo, conforme planejado, a classificação para a Libertadores seria muito bem-vinda. Seria a primeira vez que o clube classificaria três vezes consecutivas para a Copa Libertadores da América, o que é um feito muito grande, muito importante para um clube da grandeza do Botafogo.

O planejamento pro final do ano está assegurado. Nós vamos cumprir, nós vamos chegar ao final do ano com tranquilidade. Estamos dando essa tranquilidade para os nossos funcionários trabalharem, para os nossos atletas trabalharem e com calma, vamos chegar ao final do ano e entender quais são os objetivos para 2026,

(2026) Terá um calendário antecipado porque o Campeonato Brasileiro vai começar já em janeiro. Aí, sim, vamos poder sentar, preparar, trabalhar um orçamento e pensar como vai ser o time do Botafogo, qual vai ser o projeto do Botafogo para 2026. O que a gente pode prometer, como sempre, é muito empenho, muito amor à camisa e muito respeito à instituição.”

Leia também

Disputa está encerrada?

A SAF do Botafogo vive um imbróglio judicial pela disputa do controle do clube. A “briga” teve início com a crise financeira do Lyon e o afastamento de John Textor da Eagle.

Na Justiça, John Textor e os investidores da Eagle Holding Football, como Ares, disputam o controle da operação. Veja a linha do tempo no imbróglio judicial entre as partes.

Apesar de John Textor afirmar que a disputa pelo controle da SAF do Botafogo “está acabada”, as partes envolvidas seguem movimentando-se nos bastidores. Recentemente, João Paulo Magalhães Lins, presidente associativo, reuniu-se com dirigentes da Eagle Holding Football, empresa fundada pelo empresário norte-americano.

A aproximação de João Paulo com a Eagle - que rompeu com John Textor neste ano devido aos acontecimentos no Lyon -, demonstra uma mudança na postura do clube associativo, que, apesar de ser dono de 10% das ações da SAF, precisa autorizar mudanças significativas. Até então, o presidente havia manifestado apoio a John Textor.

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.