Ouvindo...

Exclusivo: Gustavinho avalia renovação na seleção brasileira de basquete

Com mescla de jovens e jogadores experientes, Brasil garantiu uma uma vaga na Copa do Mundo da modalidade

Técnico da Seleção Brasileira avaliou renovação no elenco

Técnico do Flamengo e da seleção brasileira, Gustavinho de Conti marcou presença no Jogo das Estrelas do Novo Basquete Brasil (NBB) nesta sexta-feira (17). Em entrevista concedida à Itatiaia, ele falou sobre a renovação que vem comandando no time nacional.

O técnico entende que o período de treinamentos para a a Copa América, realizada no segundo semestre de 2022, em Recife, foi fundamental para o crescimento da equipe.

“A gente começou com bastante dificuldade toda a trajetória com a seleção brasileira. Estamos fazendo uma renovação com grande parte da seleção. As competições são muito duras porque a gente não consegue treinar e praticamente só joga. Tivemos uma evolução muito grande na Copa América, quando tivemos uns 25 duas para treinar A seleção ganhou uma cara” disse à Rádio de Minas.

No final de fevereiro, o Brasil garantiu uma suada vaga na Copa do Mundo da modalidade. Na última rodada, o time comandado por Gustavinho precisava de uma vitória sobre os Estados Unidos para conseguir a classificação. O treinador, lembrando a eliminação da Argenina, destacou o equilíbrio das Eliminatórias

“Ainda bem que conseguimos essa vaga para o Mundial. É importante para essa nova geração que está vindo. Dificuldade foi muito grande. Até a Argentina ficou fora, mas o Brasil conseguiu a classificação na última rodada”.

Apesar do grande peso da partida contra os Estados Unidos, Gustavinho fechou o jogo com vários jogadores da nova geração em quadra, como Gui Santos, Georginho e Hyago. Gabriel Jaú, do Flamengo, também teve muitos minutos.

“Esses garotos estão pedindo passagem na seleção. Temos alguns jogadores mais veteranos com muita lenha para queimar no Mundial e futura olimpíada se a gente classificar. Nesse jogo em especial, a gente precisava muito de jogadores mais físicos. A gente conseguiu isso com o Gui Santos, com o Georginho. Esses jovens podem fazer muito bem para o basquete brasileiro”, finalizou.

Agora, o grande foco da seleção brasileira passa a ser a Copa do Mundo, que será disputada em sede compartilhada entre Japão e Filipinas. Os jogos acontecem a partir do dia 25 de agosto.

O Mundial é uma das formas de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris. O Brasil tenta garantir a vaga após não ficar fora de Tóquio.

Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.