Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

América vence Cruzeiro pela sexta vez seguida e iguala marca histórica

Nos anos 1920, quando o Coelho dominou o futebol mineiro, chegou a alcançar seis vitórias sobre o Palestra Itália

Ao superar o Cruzeiro por 2 a 0 neste sábado (11), em jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro, na Arena do Jacaré, o América chegou à sexta vitória seguida sobre o rival. Esse novo triunfo em Sete Lagoas fez o Coelho igualar sua maior série positiva diante do rival.

Leia também:
América vence Cruzeiro e fica perto da final do Mineiro
Torcida do Cruzeiro chama time de pipoqueiro e cobra Ronaldo

Nos anos 1920, quando o Coelho dominou o futebol mineiro na primeira metade, consolidando seu decacampeonato estadual, chegou a alcançar seis vitórias sobre o Palestra Itália.

A primeira sequência do América começou num jogo histórico. Após terminarem empatados com 18 pontos o Campeonato Mineiro de 1922, América e Palestra Itália fizeram a primeira final direta da história da competição, em 5 de novembro daquele ano.

Disputada no Prado Mineiro, a partida terminou 2 a 1 para os americanos, que chegaram ao heptacampeonato na sequência do deca, encerrada em 1925, num título que foi homologado pela Federação Mineira de Futebol (FMF) em 2012, ano do centenário do clube.

A partir daí foram mais cinco vitórias do Coelho, numa série encerrada em 13 de maio de 1927, com uma goleada por 6 a 3, no Campo do América.

Foi dentro dessa sequência que aconteceu a maior goleada do América sobre o Cruzeiro, por 7 a 1, em 24 de junho de 1923, no estádio americano.

Durante essas seis vitórias seguidas do Coelho no início do século passado tem um W.O. para o Palestra Itália, em 21 de dezembro de 1924. Os americanos já tinham garantido o eneacampeonato mineiro e abriram mão da partida contra os palestrinos, pelo Campeonato da Cidade, para disputarem um amistoso, como base da Seleção Mineira.

Agora, o América acumula seis vitórias seguidas sobre o Cruzeiro. Antes do triunfo deste sábado, na Arena do Jacaré, o Coelho havia vencido os três clássicos pelo Campeonato Mineiro de 2021 e ganhou nas fases classificatórias em 2022 e 2023.

Recordes do clássico ainda é do Cruzeiro

As maiores séries de vitórias da história do clássico entre cruzeirenses e americanos são celestes. No período do primeiro tricampeonato da sua história, entre 1928 e 1930, o Palestra Itália venceu o América dez vezes seguidas.

América perto da final

Por ter feito melhor campanha que o Cruzeiro na primeira fase do Mineiro, o América entrou na semifinal com a vantagem de jogar por dois empates ou por vitória e derrota pela mesma diferença de gols.

Diante da vitória por 2 a 0 em Sete Lagoas, neste sábado, o América irá à decisão mesmo que perca por dois gols de diferença no próximo fim de semana, no Independência.

Já o Cruzeiro precisa de um triunfo por três gols de vantagem no confronto de volta da semifinal para enfrentar Atlético ou Athletic na final do Estadual de 2023.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro
Coordenador do esporte digital da Itatiaia. Construiu sua carreira no jornalismo esportivo digital. Grande experiência como repórter e editor-chefe. Passou por Superesportes, Estado de Minas, TV Alterosa, Veja BH, Canal 23 e colaborou com O Jogo (POR), Mundo Deportivo (ESP) e Levante EMV (ESP).
Leia mais