Em um duelo aberto e movimentado, o América venceu o Cruzeiro neste sábado (11), por 2 a 0, em jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro.
O resultado deixou a missão da Raposa para ir à final ainda mais complicada. Isso porque o Coelho, que fez melhor campanha em relação ao Cruzeiro na fase de grupos, leva a vantagem de vencer ou perder pela mesma diferença de gols.
Com isso, a equipe celeste avançará para a decisão do Mineiro em caso de vitória por três gols de diferença no confronto da volta, a ser realizado no Independência. A Federação Mineira de Futebol ainda não confirmou data e horário.
Visitante no duelo, o América chegou ao sexto triunfo consecutivo sobre o rival e encaminhou a vaga para a final do Estadual.
Leia também:
Goleiros em ação
Nos primeiros 15 minutos de jogo, Cruzeiro e América fizeram os goleiros Rafael Cabral e Cavichioli trabalhar. A Raposa chegou com Wesley, enquanto o Coelho levou perigo em um chute de Matheusinho.
América abre o placar
Aos 24’ da primeira etapa, Juninho foi lançado dentro da área celeste e, de cabeça, escorou para Aloísio. O atacante pegou de primeira e abriu o placar para o América na Arena do Jacaré: 1 a 0.
Na trave
Aos 33, em uma jogada pela direita, Nikão cruzou para Wesley. O camisa 11, que voltou a ser titular no clássico, bateu de chapa e a bola explodiu no travessão de Cavichioli.
Quase o empate
Aos 48’, Ramiro lançou Gilberto em profundidade. O centroavante do Cruzeiro fintou dois zagueiros do América, mas mandou a bola na arquibancada na hora de finalizar.
Bronca com a arbitragem
Árbitro da partida, Paulo César Zanovelli foi alvo de protestos pelo time celeste. Jogadores alegaram que o dono do apito inverteu faltas e deixou de marcar uma falta perigosa na entrada da área em cima de Bruno Rodrigues.
Gol anulado
Logo aos 2 minutos da etapa final, Aloísio recebeu cruzamento pelo lado esquerdo e, dentro da área, de cabeça, balançou as redes pela segunda vez. Mas, como estava impedido, o gol foi anulado.
Coelho amplia
Aos 16’ do segundo tempo, Felipe Azevedo recebeu passe na esquerda, encarou Igor Formiga e cruzou pro meio da área. Juninho chegava sozinho e fez o segundo do América no jogo: 2 a 0.
‘Time pipoqueiro’
Sem paciência com o futebol do time de Paulo Pezzolano, muitos torcedores cantaram “time pipoqueiro1' e ‘tem que ter raça pra jogar no meu Cruzeiro”. Ronaldo também foi alvo de criticas no momento em que o América fez o segundo gol.
Pênalti para o Cruzeiro cancelado
Aos 27 minutos, depois de Gilberto ser derrubado sobre a linha da grande área por Alê, o VAR alertou o árbitro Paulo Cesar Zanovelli sobre a penalidade para o Cruzeiro.
Gilberto chegou a ajeitar a bola para cobrar, mas a equipe de vídeo decidiu anular o pênalti. Em revisão da jogada, foi constatado impedimento. Houve muita revolta da comissão técnica celeste e da torcida azul na Arena.
Cruzeiro 0 x 2 América
Cruzeiro
Rafael Cabral, William (Igor Formiga), Lucas Oliveira e Reynaldo e Kaiki;, Ramiro (Stênio), Ian Luccas e Nikão; Bruno Rodrigues, Gilberto (Davó) e Wesley (Wallisson). Técnico: Paulo Pezzolano.
América
Matheus Cavichioli, Arthur, Ricardo Silva, Maidana e Nicolas (Danilo Avelar); Alê, Juninho e Benítez (Emmanuel Martinez); Matheusinho (Everaldo), Aloísio (Wellington Paulista) e Felipe Azevedo (Adyson). Técnico: Vagner Mancini.
Gols
Aloísio (24min1ºT) e Juninho (16min2ºT) do América
Cartões amarelos
William e Bruno Rodrigues (Cruzeiro); Felipe Azevedo, Martinez, Everaldo (América)
Público: 19.227 torcedores
Renda: R$ 625.347,50
Motivo: jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro
Data: 11 de março de 2023 (sábado)
Horário: 16h30 (de Brasília)
Local: Estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli (MG)
Auxiliares: Felipe Alan Costa de Oliveira e Magno Arantes Lira
Árbitro de vídeo: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira