O Fortaleza perdeu a primeira partida da 3ª fase da Libertadores para o Cerro Porteño-PAR nesta quinta-feira (9). Jogando no estádio Castelão, na capital cearense, o Leão foi derrotado por 1 a 0, e terá que reverter a desvantagem na próxima quinta (16), jogando no Paraguai.
Os brasileiros foram empurrados do começo ao fim pela força da torcida, que lotou o Castelão. Ainda no primeiro tempo, o Fortaleza teve um pênalti a seu favor, mas o goleiro Jean (ex-Atlético-GO) defendeu cobrança de Thiago Galhardo, que finalizou no centro do gol.
A deficiência na conversão de oportunidades do Leão foi penalizada antes mesmo do intervalo, após o gol de Churin aos 33 minutos jogados. Mesmo assim, o tricolor tentou reações, e ainda no começo da etapa final, viu o lateral Rivas ser expulso pelo Cerro Porteño.
Dali em diante, a pressão do Leão foi ainda maior, porém, a formação defensiva dos paraguaios foi suficiente para segurar os ânimos e confirmar importante vantagem na busca pela fase de grupos da Libertadores.
Na próxima quinta, no Estádio General Pablo Rojas em Assunção, o Fortaleza precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis. Se vencer por diferença maior, se classifica de forma direta. Qualquer outro resultado leva o Cerro Porteño à fase de grupos da principal competição de clubes do continente.
Fortaleza 0x1 Cerro Porteño
Fortaleza
Fernando Miguel; Tinga, Benevenuto, Titi e Bruno Pacheco (Lucas Crispim); Caio Alexandre, Hércules (Yago Pikachu), Pochettino e Calebe (Junior Santos); Romarinho (Guilherme) e Thiago Galhardo (Lucero). Técnico: Juan Vojvoda.
Cerro Porteño
Jean; Espínola, Patiño, Baez e Rivas; Cardozo Lucena (Samudio), Viera, Aquino (Bobadilla) e Carrizo (Galeano); Churin (Piris da Motta), Morales (Gimenez). Técnico: Facundo Silva.
Gol
Churín (33min 1ºT) do Cerro Porteño
Cartões amarelos
Lucas Crispim. Thiago Galhardo (Fortaleza); Jean, Viera (Cerro Porteño)
Cartão vermelho
Rivas (Cerro Porteño)
Motivo: jogo de ida da terceira fase preliminar da Libertadores
Data: 9 de março de 2023 (quarta-feira)
Horário: 19h (de Brasília)
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza
Árbitro: Facundo Tello (ARG)