Com 11 dos 12 clubes lutando por algum objetivo, a última rodada da fase classificatória do Módulo I do Campeonato Mineiro será disputada neste sábado (4), com as seis partidas às 16h30, com todos os confrontos sendo decisivos. Apenas o Democrata-SL não briga por mais nada e já está no triangular que definirá os dois rebaixados ao Módulo II.
Confira o que cada equipe precisa nas três batalhas, que são o primeiro lugar geral, a classificação às semifinais e fugir do triangular do rebaixamento.
Democrata-GV X Atlético – Mamudão
Democrata-GV: briga por vaga na semifinal. Para ser o primeiro colocado do Grupo C, precisa vencer o Atlético e contar pelo menos com empates de Tombense e Cruzeiro. Pode se classificar ainda como o melhor segundo colocado, mas para isso precisa também superar o Galo, contar com empate de Tombense ou Cruzeiro e do Athletic.
Atlético: classificado às semifinais, segue com a melhor campanha geral vencendo o Democrata-GV. Se empatar ou perder precisará que o América não vença o Tombense, no Independência. O primeiro colocado geral garante a vantagem de jogar as semifinais e a decisão, caso a dispute, por dois empates ou vitória e
Cruzeiro x Democrata-SL – Kléber Andrade (Cariacica-ES)
Cruzeiro: na segunda posição do Grupo C pelo critério de gols marcados, se vencer o Democrata-SL por uma diferença de gols superior a uma vitória do Tombense sobre o América, toma a ponta da chave.
Se ganhar do Jacaré por uma diferença igual a de uma vitória do Gavião Carcará sobre o Coelho, precisará superar a equipe de Tombos nos gols marcados, sendo a diferença entre eles hoje de três (13 a 10).
Outra possibilidade de classificação com uma vitória é como o melhor segundo colocado, mas para isso terá de contar com pelo menos um empate do Athletic diante do Ipatinga.
Empatando, vai precisar de um resultado com número de gols marcados que supere o Tombense, que terá de empatar com o América. Além disso, precisa contar com empate do Democrata-GV e vitória do Ipatinga sobre o Athletic com no máximo três gols de diferença.
América x Tombense - Independência
América: já está garantido nas semifinais, mas vencendo o Tombense e contando pelo menos com um empate do Atlético diante do Democrata-GV, pode ser o primeiro colocado geral. Pelo menos o segundo lugar geral o Coelho já tem, o que garante a ele a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols pelo menos nas semifinais.
Tombense: líder do Grupo C, mantém a posição se vencer o América pela mesma diferença de gols de uma vitória do Cruzeiro sobre o Democrata-SL. Caso seja superado pela Raposa no saldo, se classifica batendo o Coelho desde que o Athletic não vença o Ipatinga.
Em caso de empate, precisará que Cruzeiro e Democrata-GV não vençam suas partidas e o Pouso Alegre não goleie a Caldense por mais de seis gols de diferença.
Até com derrota para o América pode manter a primeira posição do Grupo C, mas para isso terá que contar com derrota do Cruzeiro e pelo menos empates de Democrata-GV e Ipatinga.
Athletic x Ipatinga – Arena Unimed
Athletic: só pode se classificar como o melhor segundo colocado, pois o Atlético já é o líder do Grupo A, e para manter essa situação só depende de uma vitória sobre o Ipatinga.
Empatando, vai precisar de empate de Tombense ou Cruzeiro e vitória por apenas um gol de diferença do Democrata-GV sobre o Atlético.
Em caso de derrota, vai precisar que ela seja por apenas um gol de diferença e de derrota de Tombense ou Cruzeiro e pelo menos empate do Democrata-GV.
Ipatinga: lanterna do Grupo C precisa vencer o Athletic e para não precisar de uma goleada por quatro ou cinco gols de vantagem em São João del Rei para assumir a primeira colocação, terá de contar com derrotas de Tombense e Cruzeiro e pelo menos um empate do Democrata-GV.
Tem remotas chances de se classificar como o melhor segundo colocado, mas para isso vai precisar vencer e ainda depender de derrota de Tombense ou Cruzeiro, pelo menos um empate do Democrata-GV e que o Pouso Alegre não goleie a Caldense o superando no saldo de gols.
Pouso Alegre x Caldense – Manduzão
Pouso Alegre: só pode se classificar como o melhor segundo colocado. O ponto inicial é vencer a Caldense e contar com derrota do Athletic, mas isso precisa ter uma matemática que não faça com que o Ipatinga, que encara o time de São João del Rei, o ultrapasse no saldo de gols. Hoje, o Tigre tem vantagem de três gols no saldo (0 a -3).
Além disso, o Pouso Alegre vai precisar de derrota de Tombense ou Cruzeiro, ou empate de um deles, mas superando o concorrente ao posto de melhor segundo colocado no saldo de gols. Hoje, a diferença entre eles é de quatro gols (0 a -4).
Caldense: a briga da Veterana é para escapar do triangular do rebaixamento e ela só alcança isso ganhando. Além disso, precisa que o Patrocinense vença o Villa Nova e que sua vitória o coloque à frente do time de Patrocínio no saldo de gols ou com o mesmo número, mas levando a melhor no número de gols marcados.
Hoje, o Patrocinense leva vantagem de dois gols no saldo (-4 a -6) e ambos balançaram a rede oito vezes.
Villa Nova x Patrocinense – Castor Cifuentes
Villa Nova: precisa pelo menos de um empate para ficar livre do triangular do rebaixamento.
Patrocinense: vencendo em Nova Lima ultrapassa o Villa Nova e aí vai depender que se a Caldense vencer o Pouso Alegre seja no máximo por dois gols de diferença a menos em relação à sua vitória no Castor Cifuentes.