O Barcelona venceu o Real Madrid por 1 a 0 nesta quinta-feira (2), no estádio Santiago Bernabeu, em Madrid, na primeira partida da semifinal da Copa do Rei da Espanha. A vitória garante vantagem ao Barça no confronto, graças ao gol contra do brasileiro Éder Militão ainda na primeira etapa.
O Barça foi ao clássico sem nomes importantes, como Pedri e Dembele, além do mais decisivo: Robert Lewandowski. Machucado, o polonês deve voltar às atividades em cerca de duas semanas. Ele foi substituído pelo brasileiro Raphinha, e a nova formação do técnico Xavi surtiu efeito positivo.
Isso porque, por um lado, o Real Madrid começou melhor, controlando as ações de jogo. Porém, os merengues permitiram que o Barça fosse igualando o jogo, até que foi premiado com o gol contra de Éder Militão. Aos 26 minutos, Camavinga errou em um lateral, e o zagueiro brasileiro perdeu a disputa com Kessié.
O gol deu confiança e liberdade do Barcelona, que se impôs mais em campo e passou a dominar a bola em diversos momentos, mesmo jogando em pleno Santiago Bernabeu. Dali em diante, o Real assumiu postura mais nervosa, o que influenciou também no grande número de cartões amarelos durante o jogo (seis).
Carlo Ancelotti ainda tentou repaginar o meio campo madridista, mas nem mesmo as entradas de Rodrygo, Álvaro Rodriguez e Tchouameni fizeram com que o Real aumentasse a pressão para igualar o jogo. Sem o gol, o time da capital espanhola agora terá que correr atrás do resultado. A partida de volta acontece no dia 5 de abril no Camp Nou em Barcelona. Antes disso, entretanto, já tem outro clássico agendado – dia 19 de março, também no Camp Nou, mas pelo Campeonato Espanhol.
Esse foi o terceiro encontro entre Barcelona e Real Madrid na temporada 2022/23. O Real Madrid ganhou em casa, por 3 a 1, o jogo do primeiro turno da LaLiga, em outubro do ano passado. O Barcelona devolveu o placar na final da Supercopa da Espanha, em janeiro, em Riade, capital da Arábia Saudita. Nesta quinta, conquistou a segunda vitória sobre o rival.
Já na outra semifinal da Copa do Rei da Espanha, o Osasuna largou na frente do Bilbao vencendo em casa por 1 a 0 nessa quarta (1º). A volta será dia 4 de abril no País Basco.