Ouvindo...

Milan vence o Tottenham e abre vantagem nas oitavas da Champions

Gol dos italianos foi marcado logo no começo da partida, aos 6 minutos, e garantiu vantagem no confronto

Brahim Diaz marcou o gol solitário da partida

Com o resultado, o Milan tem a vantagem e joga pelo empate na partida de volta. Como a UEFA acabou com a regra do “gol fora de casa”, qualquer vitória do Tottenham por um gol de diferença vai levar o jogo para a prorrogação. Naturalmente, quem vencer por mais de um gol de vantagem está garantido na próxima fase.

O jogo de volta entre Milan e Tottenham está marcado para o dia 8 de março, às 16h de Brasília, no Tottenham Hotspur Stadium.

Reencontro entre italianos e ingleses

Nesta edição da Champions, Milan e Tottenham fazem apenas o quinto encontro na história. A primeira vez foi na semifinal da extinta Copa da UEFA em 1971/72. Naquele ano, o Tottenham avançou com uma vitória e um empate na disputa.

Já na temporada 2010/11, eles se encontraram também nas oitavas de final da Champions. O Tottenham venceu na Itália, e segurou um empate sem gols na Inglaterra, garantindo classificação às quartas de final.

Milan de volta ao mata-mata da Champions

O Milan viveu momentos difíceis na última década, que culminaram inclusive na ausência em diversas edições da Champions League. A última participação no mata-mata da competição continental foi em 2013/14, quando enfrentou o Atlético de Madrid também nas oitavas de final. Naquele ano, massacre dos espanhóis e eliminação do Milan.

Gol “histórico” de Brahim Diaz

Logo aos 6 minutos da primeira etapa, Brahim Diaz abriu o placar para o Milan. Esse foi o primeiro gol dos italianos em mata-mata de Champions após quase 10 anos. O gol anterior foi marcado por Kaká nas oitavas de final da temporada 2013/14, diante do Atlético de Madrid.

Desde então, o Milan só participou novamente em 2021/22, quando ficou em último no grupo, e dessa vez, na segunda participação consecutiva, volta às oitavas de final.

Ingleses com dificuldades

O Tottenham parece ter sentido o gol marcado rapidamente pelo Milan, e teve dificuldades em construir jogadas de ataque. No primeiro tempo, só esboçou reação nos minutos finais, com chute de Kane no travessão, mas nada além.

No segundo tempo, os ingleses tentavam, mas não conseguiam articular jogadas. Quando conseguiam, as finalizações eram sempre travadas pela defesa italiana.

Milan 1x0 Tottenham

Milan: Tatarusanu; Kalulu, Kjaer, Thiaw e Saelemaekers (Junior Messias); Krunic, Tonali (Pobega), Brahim Diaz (De Ketelaere) e Rafael Leão (Rebic); Theo Hernandez e Giroud. Técnico: Stefano Pioli.

Tottenham: Forster; Romero, Dier, Lenglet (Ben Davies) e Emerson Royal; Skipp, Sarr, Kulusevski (Richarlison) , Son (Danjuma) e Perisic; Kane. Técnico: Antônio Conte.

Motivo: Oitavas de final da UEFA Champions League – jogo de ida
Data e local: terça-feira, 14 de fevereiro - estádio San Siro, em Milão
Arbitragem: Sandro Schärer (Suíça)

Gol: Brahim Diaz (6’ do 1º tempo) para o Milan
Cartões Amarelos: Romero; Dier (Tottenham); Tonali, Theo Hernández (Milan)
Cartões Vermelhos: --

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.