Ouvindo...

Libertadores 2023 começa esta semana com dois estreantes

Maior torneio de clubes da América do Sul começa esta semana com jogos da primeira fase de classificação

Competição começa esta semana com dois times estreantes

A Copa Libertadores da América 2023 começa nesta semana com os três jogos de ida da primeira fase que inclui a estreia absoluta no torneio mais importante do futebol sul-americano do boliviano Nacional de Potosí e do uruguaio Boston River.

O troféu de clubes mais desejado da América do Sul inicia sua 64ª edição com três chaves que terão suas partidas de ida entre terça e quinta-feira e os jogos de volta na próxima semana e com o atual campeão, Flamengo, como grande favorito a conquistar, novamente, o título.

A abertura do torneio terá o Sport Huancayo peruano recebendo o Nacional paraguaio em casa nesta terça-feira, apesar das manifestações que abalam o Peru há quase dois meses.

A revolta social, após a destituição e prisão do ex-presidente Pedro Castillo, afeta o Huancayo, que chega à Libertadores sem ter entrado em campo nesta temporada.

O Huancayo venceu na sexta-feira no ‘tapetão’ na primeira rodada do campeonato peruano, já que seu adversário, o Cusco FC, não compareceu ao duelo, se juntando a outros cinco clubes que se recusaram a entrar em campo nesse fim de semana em meio a uma ação movida por várias equipes pelos direitos televisivos.

Apesar das dificuldades, “estamos empenhados em fazer um grande jogo”, disse há dias o treinador do Huancayo, Mifflin Bermúdez, à imprensa local.

Bermúdez confessou que "é um sonho comandar na Libertadores” e confiou que a sua equipe tem atletas “que jogam bem”, necessário para um bom desempenho no torneio.

Do lado oposto, o Nacional do Paraguai tem a seu favor o fato de acumular alguns minutos de jogo graças aos amistosos. No torneio nacional, o time venceu o Guaireña por 3 a 1.

A 1ª vez de Nacional Potosí e Boston River

Quarta-feira será a estreia absoluta do Nacional Potosí contra o Nacional do Equador. Em casa, os bolivianos vão buscar a vitória em um dia em que, seja qual for o resultado, entrará para sua história.

A nota negativa será que não poderá jogar em seu estádio em Potosí, desativado para partidas do torneio da Conmebol, e terá que fazê-lo no Hernando Siles de La Paz, a 3.600 metros acima do nível do mar.

O duelo será um grande desafio para a equipe equatoriana que em seu último amistoso perdeu por 3 a 1 para a Universidad Católica.

A esperança dos equatorianos está no que o atacante Eber Caicedo, seu novo reforço, poderá fazer.

Mais ao sul, no Uruguai, o Boston River também se prepara para fazer sua estreia histórica na Libertadores contra o Zamora, da Venezuela, na quinta-feira.

Os uruguaios se prepararam com uma vitória por 2 a 0 sobre o Racing no fim de semana, no início do torneio Apertura, com dois gols de Emiliano Gómez.

Já o Zamora acertou o retorno de Francesco Stifano ao comando da equipe e no torneio venezuelano venceu o Hermanos Colmenárez por 2 a 0.

Jogos de ida da primeira fase da Copa Libertadores 2023:

Terça-feira:

Em Huancayo: Sport Huancayo (PER) - Nacional (PAR)

Quarta-feira:

Em La Paz: Nacional de Potosí (BOL) - El Nacional (EQU)

Quinta-feira:

Em Montevidéu: Boston River (URU) - Zamora (VEN)

AFP
Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.