Youssoufa Moukoko, atacante do Borussia Dortmund e considerada uma das maiores promessas do futebol alemão, está sendo acusado de adulterar a sua idade. A polêmica estourou nesta sexta-feira (13), logo após um escândalo na federação de futebol de Camarões (país natal do jogador) ter sido revelado nas últimas semanas. Moukoko teria nascido em 2000 e não em 2004, como constam nos seus documentos atuais.
O questionamento acerca da veracidade dos documentos do atacante veio depois de 21 dos 30 jogadores da seleção camaronesa de futebol sub-21 não terem passado nos testes de idade. No ano passado, um documento, cuja autenticidade não foi confirmada, foi entregue a um jornalista pelo pai adotivo de Moukoko, que posteriormente proibiu a publicação da identidade.
O documento entregue à imprensa era de Youssoufa Mohamadou, um jovem camaronês da cidade de Iaundé, nascido nos anos 2000. A identidade alegadamente é de Moukoko. A promessa do futebol alemão se mudou para a Alemanha em 2014, quando foi adotado por um casal de alemães.
Com esse episódio a Federação Alemã de futebol foi acionada. A instituição já havia confirmado conferido a documentação de Moukoko e concluído que estava tudo correto e não havi nenhuma inconsistência.
Com essa polêmica, os times ingleses Chelsea e Newcastle, interessados no futebol do jogador, desistiram da contratação da jovem promessa. Na temporada 2022/23, Moukoko tem 22 jogos, marcou seis gols e deu seis assistências pelo Borussia Dortmund.
Sob supervisão de Lucas Borges