Ouvindo...

Avenida no entorno do Mineirão pode receber nome de Pelé

Prefeito de BH, Fuad Noman, apresentou à Câmara Municipal um projeto de lei com proposta de alteração de nome para homenagear o Rei do Futebol

Após a notícia da morte do Rei, o Mineirão se coloriu de verde e amarelo para homenagear Pelé

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD-MG), anunciou nesta quinta-feira (5) que solicitou a alteração do nome da Avenida C, no entorno do Mineirão, para Avenida Rei Pelé.

“Falei agora com o presidente da Câmara, vereador Gabriel Azevedo, que recebeu bem a ideia de alterar o nome da atual Avenida C, no entorno do Mineirão, para Avenida Rei Pelé. Estou encaminhando um Projeto de Lei com esta proposta para a Câmara dos Vereadores”, afirmou o prefeito de Belo Horizonte nas redes sociais.

O vereador Gabriel Azevedo parabenizou a iniciativa e antecipou que o projeto de lei será aprovado assim que a Câmara Municipal retornar do período de recesso, no começo de fevereiro.

“A presidência da Câmara Municipal de Belo Horizonte parabeniza o Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, pelo gesto de homenagear o Rei Pelé. Trata-se de uma personalidade que encantou o mundo e representou o Brasil da melhor maneira possível. Nada mais justo que ver o Mineirão circundado por uma avenida que leva o seu nome”, disse.

“Recomendamos que o prefeito já se adiante. Pode fazer a placa e colocar que a lei está a caminho”, concluiu.

No programa Rádio Esportes de quarta-feira (4), o comentarista Edu Panzi havia recomendado a alteração do nome da Avenida C em homenagem a Pelé. Assista:

Homenagem

Enquanto jogador, Pelé disputou 17 jogos no Gigante da Pampulha. Foram 14 pelo Santos e três com a camisa da Seleção Brasileira. O retrospecto do Rei no Mineirão é equilibrado: foram oito derrotas, sete vitórias e dois empates.

Pelé ainda marcou cinco gols no Mineirão, sendo três pelo Santos e dois pela Canarinho.

O Rei do Futebol foi a primeira personalidade a colocar os pés na calçada da fama do Mineirão, em junho de 2008, antes de um empate sem gols entre Brasil e Argentina. A última visita do Rei ao estádio foi em setembro de 2011, quando visitou as obras de modernização do Gigante da Pampulha para a Copa do Mundo de 2014.

Jornalista, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE-IUL (Lisboa), com passagens por TV Globo | SporTV, Jornal Hoje em Dia, Agência EFE (Espanha), BBC News Brasil (Inglaterra) e Sport TV (Portugal)