Ouvindo...

Pelé Eterno: conheça a infância do Rei do Futebol

Pelé é mineiro de Três Corações mas muito novo se mudou para Bauru, cidade do interior de São Paulo

Pelé nasceu em Três Corações, mas se mudou novo para Bauru, interior de SP

Pelé morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos de idade, após mais de um ano de luta contra um câncer no cólon. Nas últimas semanas, o Rei do Futebol teve muitas complicações cardíacas e renais enquanto estava internado.

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, era mineiro nascido em Três Corações. O filho da Dona Celeste Arantes, que neste ano completou 100 anos, e de João Ramos do Nascimento, o “Dondinho”, nasceu no dia 23 de outubro de 1940.

Pelé era um dos três filhos do casal, o irmão do meio entre Jair, o “Zoca”, e Maria Lúcia. A família, que vivia de maneira humilde e simples, no interior de Minas, mudou-se para Bauru, cidade do interior de São Paulo, a 330 quilômetros de distância da capital paulista.

Seu pai, o Dondinho, era considerado um grande jogador de futebol amador nas cidades onde viveu e, muito em função disso, sempre foi um grande incentivador de seu filho Edson, levando-o para jogar futebol com outros colegas da idade nos campinhos da cidade. Foi na cidade paulista em que o menino Edson ganhou o apelido que o marcaria para o resto de sua vida.

Nessa época de diversão com as outras crianças da cidade, Edson gostava, muitas vezes, de fazer as vezes de goleiro e, a cada bola defendida pelo garoto Edson, gritava o nome “Bilé", goleiro do time amador do São Lourenço, pelo qual seu pai jogou em boa parte da carreira amadora. Por tantas vezes repetindo o apelido do arqueiro armador, esse acabou se tornou seu apelido. O jovem gostou, tomou para si e acabou virando “Pelé".

O amor pelo futebol continuou mesmo com essa mudança de cidade. Logo cedo, o agora sim, Pelé, passou pelo time do Bauru Atlético Clube. Prontamente, os colegas de clube e os dirigentes da equipe repararam no talento do garoto até que o técnico da equipe, Waldemar de Brito, levou o futuro Rei para um período de testes no Santos, que já contava na “peneira” com Pepe e Zito, jogadores com quem Pelé faria história anos a frente, pela camisa do alvinegro praiano.

Leia mais:

Prefeitura de Três Corações decreta luto de 7 dias em homenagem ao rei Pelé

Atlético se despede do Rei Pelé

A história do Rei Pelé nas Copas

Pelé estreou profissionalmente no futebol pelo Santos em 1956, com quase 16 anos de idade, em um amistoso contra o Corinthians de Santo André. Sua estreia pela Seleção foi no ano seguinte, em 1957, com 16 anos de idade, contra a Argentina. Naquela oportunidade, o Brasil perdeu para os argentinos pro 2 a 1. O gol brasileiro foi marcado justamente pelo Rei.

O mundo passou a conhecer essas quatro letras. O apelido Pelé passaram a resumir o futebol brasileiro para o planeta. O mesmo mundo que associou essas quatro letras como um sinônimo de futebol, hoje, choram a perda do maior jogador de todos os tempos.

Estudante de jornalismo na UFMG, estagiário no jornalismo digital da Itatiaia.