No clássico italiano pela decisão do Mundial de Clubes, o Sir Safety Perugia venceu o rival Trentino Itas Volley por três sets a um e conquistou o torneio pela primeira vez, já que, inclusive, realizou sua estreia na competição neste ano. O ponto do título foi marcado pelo central Flávio, mineiro de Pimenta, na região Centro-Oeste do estado.
Com parciais de 20/25, 25/23, 27/25 e 25/19, o time liderado pelo levantador Giannelli buscou a virada na partida com ótimas atuações dos ponteiros. Os poloneses Leon e Semeniuk assumiram o protagonismo e decidiram o troféu no Ginásio Divino Braga, em Betim, na Grande BH.
Mais cedo, na disputa pelo bronze, o
Vice-campeão em 2022, o Trentino poderia ter se isolado ainda mais na liderança de títulos do Mundial de Clubes. Com cinco conquistas, os italianos buscavam o hexa, enquanto o tetracampeão Sada Cruzeiro perdeu a oportunidade de igualar a marca da equipe de Michieletto.
Dream Team
Após os dois jogos do dia, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) elegeu o Dream Team do Mundial de Clubes, que nomeia os melhores jogadores de cada posição no torneio. Confira:
Levantador: Simone Giannelli (Perugia)
Ponteiros: Alessandro Michieletto (Trentino) e Wilfredo Leon (Perugia)
Centrais: Marko Podrascanin (Trentino) e Flávio Gualberto (Perugia)
Oposto: Matey Kaziyski (Trentino)
Líbero: Lukinha (Sada Cruzeiro)
MVP: Simone Giannelli (Perugia)