Estilo de jogo agressivo, pressão alta no campo do adversário e muita intensidade. Com essas características, o Cruzeiro de Paulo Pezzolano conquistou a Série B com a quarta melhor campanha da história do torneio e, principalmente, resgatou o DNA ofensivo do clube.
Ao longo das 38 rodadas, a Raposa obteve o ataque que mais fez gols, com 57 tentos marcados. Equilibrado, o time celeste também registrou os melhores números defensivos, ao lado do Grêmio, com apenas 26 gols sofridos na Segunda Divisão em 2022.
No ano passado, o volante Matheus Barbosa, que deixou o clube em junho para se transferir ao Atlético Goianiense, foi o artilheiro da equipe, com sete gols. Para ilustrar o crescimento dos índices ofensivos do time mineiro nesta temporada, a Itatiaia separou os números de cada um dos atacantes na Série B.
Artilharia do Cruzeiro em 2022
Na campanha que marcou o retorno do Cruzeiro à elite do futebol brasileiro, nove atacantes balançaram as redes dos outros 19 concorrentes. Somados, eles marcaram 49 dos 57 de todo o time na Segundona. Vale ressaltar que, na lista, os gols de meio-campistas não foram computados.
1) Edu: 22
2) Luvannor: 7 gols
3) Rafa Silva: 6 gols
4) Bruno Rodrigues: 4 gols
5) Jajá: 4 gols
6) Rodolfo: 2 gols
7) Stênio: 2 gols
8) Waguininho: 1 gol
9) Lincoln: 1 gol
Total: 49 gols
Artilharia do Cruzeiro em 2021
Com uma trajetória decepcionante, o Cruzeiro terminou a Série B em 2021 na 14ª colocação, com 48 pontos. Diante de um ataque pouco produtivo, o elenco estrelado sequer passou perto de brigar por uma das vagas de acesso à Série A. Apesar do número de atacantes que marcaram gols ter sido o mesmo (9), a quantidade diminuiu 63,33%.
1) Marcelo Moreno: 6 gols
2) Felipe Augusto: 5 gols
3) Bruno José: 4 gols
4) Thiago: 4 gols
5) William Pottker: 3 gols
6) Rafael Sóbis: 3 gols
7) Airton: 2 gols
8) Vitor Leque: 2 gols
9) Bissolli: 1 gol
Total: 30 gols
Montagem do elenco em 2023
Em busca de se consolidar na Primeira Divisão, a gestão de Ronaldo Fenômeno tenta ser efetivo nas contratações. Até o momento, o zagueiro Neris foi o único já anunciado pela diretoria celeste. Nos bastidores, a alta cúpula celeste vai definindo