Campeão da Série B com uma campanha acima das expectativas, o Cruzeiro encerrou a trajetória na competição ao vencer e rebaixar o CSA por 3x2, no Mineirão, no último domingo (6). Sob o comando do técnico Paulo Pezzolano, a Raposa somou 78 pontos, terminando o campeonato com 13 de vantagem para o vice-líder Grêmio.
Durante a temporada, a diretoria celeste trabalhou com o ‘número mágico’ de 62 pontos para o acesso, marca que, normalmente, garante o retorno das equipes à elite do futebol brasileiro. Contudo, em 2022, o sarrafo abaixou um pouco. O Sampaio Corrêa, quinto colocado da Série B, finalizou o ano com 58 pontos.
Com 23 triunfos, nove empates e apenas seis derrotas, os cruzeirenses atingiram 59 pontos - pontuação suficiente para garantir uma vaga na Série A - no empate contra o Criciúma, por 1x1, no Mineirão. O duelo, válido pela 28ª rodada, ocorreu no dia 4 de setembro.
Marcas importantes
Dono do melhor ataque, com 57 gols marcados, o Cruzeiro obteve, também, a melhor defesa da Segunda Divisão. Ao lado do Grêmio, o time mineiro sofreu 26 gols no decorrer das 38 rodadas.
Dez anos depois, a Raposa se igualou ao retrospecto do Goiás em 2012, quando o esquadrão de Enderson Moreira levantou o troféu da Série B com os mesmos 78 pontos. O índice simboliza a quarta melhor campanha da história da Segundona.