Ouvindo...

Bremer, ex-Galo, é convocado por Tite para a Copa do Mundo do Catar

Bremer estreou como profissional pelo Atlético em 2017 e logo ganhou a titularidade

Bremer saiu do Atlético para se tornar referência no futebol italiano

Revelado para o profissional pelo Atlético, o zagueiro Bremer vai disputar a primeira Copa do Mundo da carreira. O jogador, de 25 anos, está entre os 26 jogadores convocados pelo técnico Tite nesta segunda-feira (7).

Bremer estreou como profissional pelo Galo em 2017 e logo ganhou a titularidade. Perdeu espaço na temporada seguinte, mas atuou 16 vezes como titular. A técnica aliada ao bom posicionamento chamou a atenção do futebol europeu e o zagueiro foi negociado por 5,5 milhões de euros para o Torino, sendo eleito melhor defensor do Italiano na edição 2021/2022.

O bom desempenho levou o jogador para a Juventus

Baiano de Itapitanga, Bremer passou pelas categorias de base do Desportivo Brasil, de Porto Feliz, no interior paulista, antes de ganhar uma chance no sub-20 do São Paulo e depois ao Atlético.

Adaptação

A primeira temporada na Itália foi de adaptação para o jovem zagueiro, na época com 21 anos. Ele fez apenas sete jogos. Nos anos seguintes, contudo, firmou-se como titular absoluto e viveu seu auge na última temporada, quando foi eleito melhor defensor do Campeonato Italiano.

Durante a disputa da competição, foi o recordista de desarmes (284) e interceptações (105), além de ter sido o defensor que mais venceu duelos aéreos (132). “Bremer é a mistura entre eficiência técnica e física. Taticamente maduro, não desperdiça energia e está sempre pronto nos momentos-chave, superando 94% de eficiência em ações de alta aceleração”, diz um trecho do anúncio da premiação.

O desempenho chamou a atenção de diversos clubes da Europa. A imprensa europeia especulou interesses de clubes como PSG, Tottenham e Manchester United, mas a briga real para contratá-lo foi entre gigantes italianos. Bremer chegou a conversar com a Internazionale de Milão. A proposta, porém, não agradou o Torino, que acabou fechando a venda para a Juventus.

O brasileiro chegou ao time de Turim justamente após a saída do ídolo Giorgio Chiellini para o Los Angeles FC, dos Estados Unidos. O zagueiro italiano de 38 anos estava no clube desde 2005 e foi nove vezes campeão da liga nacional. Durante este tempo, foi dono da camisa 3, herdada por Bremer em sua chegada à Velha Senhora. “Giorgio para mim é um ídolo, é um dos melhores zagueiros. Eu conversei com ele e ele me disse para ficar tranquilo. Perguntei-lhe se eu poderia ficar com a camisa 3 ele me falou que não havia nenhum problema”, disse Bremer quando questionado sobre o assunto em entrevista.

Veja os convocados:

Goleiros
Alisson (Liverpool)
Ederson (Manchester City)
Weverton (Palmeiras)

Zagueiros
Éder Militão (Real Madrid)
Marquinhos (PSG)
Thiago Silva (Chelsea)
Bremer (Juventus)

Laterais
Danilo (Juventus)
Alex Sandro (Juventus)
Alex Telles (Sevilla)
Daniel Alves (Pumas)

Meio-campistas
Casemiro (Manchester United)
Fabinho (Liverpool)
Fred (Manchester United)
Bruno Guimarães (Newcastle)
Lucas Paquetá (West Ham)
Everton Ribeiro (Flamengo)

Atacantes
Neymar (PSG)
Vinícius Júnior (Real Madrid)
Raphinha (Barcelona)
Richarlison (Tottenham)
Antony (Manchester United)
Gabriel Jesus (Arsenal)
Pedro (Flamengo)
Rodrygo (Real Madrid)
Gabriel Martinelli (Arsenal)

*Com informações do Estadão Conteúdo

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.