Um dos líderes técnicos do elenco do Cruzeiro, o volante Rômulo revelou, em entrevista ao Flow Sport Club, como a gestão de Ronaldo Fenômeno traçou o perfil do treinador para a temporada e, na sequência, como foram as conversas para a chegada de Paulo Pezzolano e sua comissão técnica em Belo Horizonte.
“Como achar um Pezzolano da vida? Na Europa, é o ABC. Tem que ter dentro do clube um Departamento de Scout fenomenal. Quando o Ronaldo vem, a primeira coisa: Departamento de Scout. O André e o Marcos, que estão à frente do setor no Cruzeiro, são ótimos. Junto com o Paulo André e o Pedro Martins, eles começaram a analisar treinadores jovens, baratos, mas que têm um estilo de jogo agressivo como o Cruzeiro é", afirmou.
Segundo Rômulo, a diretoria se reuniu com os funcionários do clube para explicar ações estratégicas antes da contratação do novo técnico.
“Me lembro de um kick-off que nunca nenhum clube fez isso. Mandaram todos os jogadores e funcionários sentar e falaram: ‘bom, isso é o Cruzeiro. A gente assumiu no D0, no D1, no D2 e, até 2025, o nosso planejamento é esse. A gente quer ser agressivo, ousado, fazer isso. Então, a gente precisa de um treinador que tenha as mesmas características do Ronaldo e da equipe dele. Scout, se vira, precisamos de um treinador com esse modelo de jogo’”, contou.
Integração entre os setores
“Foi feita a análise de vários treinadores até chegar no Pezzolano. Quando entrevistaram o Pezzolano, já sabiam da parte tática e técnica dele, como ele fazia os times jogarem, mas ele tinha que estar muito conectado com a parte fisiológica, com a parte de preparação, médica, de administração, porque todos os setores do Cruzeiro se comunicam”, complementou.
Elogios a Pezzolano
Ainda durante a entrevista, Rômulo rasgou elogios ao comandante do Cruzeiro, que conquistou o acesso e o título da Série B com recordes de antecedência do torneio.
“Ele fez um baita de um trabalho. Claro que é novo como treinador ainda e a Série A é completamente diferente, a gente torce pra que consiga manter esse nível, embora não vá ser fácil. Mas é um cara muito promissor, inteligente e acertaram em cheio em ter trazido ele”, concluiu.