Ouvindo...

Faltam 27 dias para a Copa: Geoff Hurst, fundamental no título inglês em 1966

Geoff Hurst foi um dos principais nomes do título inglês na Copa do Mundo de 1966

Geoff Hurst foi um dos principais jogadores da Inglaterra no título mundial de 1966

Hurst

(1966 - 1970)

Um dos jogadores mais predestinados da história da Copa do Mundo é o centroavante Hurst, peça fundamental na conquista do único título da Inglaterra na competição, em 1966, quando eles receberam o torneio.

Ele começou a Copa no banco de reservas e sua estreia aconteceu apenas nas quartas de final, contra a Argentina, em Wembley. Isso porque o titular Greaves tinha se machucado e ele foi a opção do técnico Alf Ramsey.

A partida foi muito catimbada e teve a famosa cena da expulsão do argentino Rattin, com ele levando mais de dez minutos para deixar o gramado fingindo não entender a determinação do árbitro alemão Rudolf Kreitlein. O episódio foi decisivo para a adoção dos cartões amarelo e vermelho no futebol.

O drama já tomava conta de Wembley quando Hurst marcou, de cabeça, aos 33 minutos do segundo tempo, o gol da classificação inglesa.

Nas semifinais, outra batalha, diante da forte seleção portuguesa. A Inglaterra fez 2 a 1, gols de Bobby Charlton, em lances que contaram com a participação decisiva de Hurst.

Na decisão, os ingleses encararam a Alemanha. Após empate por 2 a 2 no tempo normal, com um dos gols marcados por Hurst, a partida vai para a prorrogação.

Aos 11 minutos do primeiro tempo, Hurst recebe de Ball de costas para o gol. Ele gira e chuta. A bola bate no travessão de Schnellinger, quica e volta ao campo. O árbitro Gottfried Dienst, da Suíça, e o assistente Tofik Bakhmarov, da União Soviética, dão gol.

É um dos lances mais polêmicos da história das Copas, pois posteriormente imagens mostraram que a bola chutada por Hurst não entrou. Aos 15 minutos do segundo tempo da prorrogação ele marcou mais um. Garantiu o título da Inglaterra e colocou seu nome na história como o único autor de um hat-trick em finais de Mundiais.

Em 1970, no México, ele chegou com a fama conquistada em 1966. Marcou mais um gol na fase de grupos, mas a Inglaterra caiu nas quartas de final, sendo derrotada justamente pela Alemanha.

Ficha técnica

NOME: Geoffrey Charles Hurst

NASCIMENTO: 8 de dezembro de 1941

LOCAL: Ashton-under-Lyne (Reino Unido)

Histórico nas Copas

Nº DATA PLACAR ADVERSÁRIO LOCAL FASE GOLS

1 23/7/1966 1 x 0 Argentina Londres Quartas 1

2 26/7/1966 2 x 1 Portugal Londres Semifinal 0

3 30/7/1966 4 x 2 Alemanha Londres Final 3

4 2/6/1970 1 x 0 Romênia Guadalajara Grupos 1

5 7/6/1970 0 x 1 Brasil Guadalajara Grupos 0

6 14/6/1970 2 x 3 Alemanha León Quartas 0

Retrospecto

4 vitórias

0 empate

2 derrotas

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro
Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.