Quem acompanhou a Copa do Mundo de 1994, além de ver o show da dupla formada por Bebeto e Romário com o título da Seleção Brasileira, acompanhou Hristo Stoichkov se destacar e levar a Bulgária ao inédito 4º lugar no torneio.
O jogador, que também marcou história no Barcelona, foi um dos artilheiros da edição disputada nos Estados Unidos. Autor de seis gols, ele dividiu o posto com o russo Oleg Salenko.
Após a derrota da Bulgária por 3 a 0 para a Nigéria na estreia da Copa do Mundo de 1994, Stoichkov marcou duas vezes na vitória por 4 a 0 sobre a Grécia e também balançou as redes uma vez no triunfo sobre a Argentina, que garantiu a classificação dos europeus para as oitavas de final.
O atacante ainda fez gols nas oitavas contra o México e na surpreendente partida que culminou com a eliminação da poderosa Alemanha.
Na semifinal, mesmo com Stoichkov balançando as redes mais uma vez, a Bulgária parou na Itália, que só seria derrotada pelo Brasil na disputa de pênaltis da decisão. Por conta do destaque obtido no Mundial, além das atuações pelo Barcelona, ele foi eleito o melhor jogador europeu de 1994
Maior nome da história do futebol búlgaro, o atacante ainda participou da Copa do Mundo de 1998, mas não conseguiu o mesmo sucesso.
Conhecido pelo talento e declarações fortes, Stoichkov eternizou uma frase sobre si mesmo: “Existe um Cristo lá em cima e outro aqui embaixo. Ambos fazem milagres”, brincando com o primeiro nome Hristo, que é a tradução para Cristo em búlgaro.
FICHA DO JOGADOR
NOME: Hristo Stoichkov
NASCIMENTO: 8 de fevereiro de 1966
LOCAL: Plovdiv (Bulgária)